InternetData CenterAssinante

Cocal do Sul castra mais de 160 cães e gatos

Todos os procedimentos foram realizados através de um custo social
Por Redação Engeplus Em 18/11/2018 às 15:30

A última semana foi marcada pela ação de dezenas de voluntários e profissionais que se dedicaram à causa dos animais em Cocal do Sul. A  parceria entre a ONG Patas e Pegadas, Carreta Castra Móvel e Governo Municipal resultou em 160 castrações de cães e gatos, desses 36 gatos e 30 animais de rua.  "Achei tudo muito bom. O atendimento foi ótimo, tudo bem explicado, principalmente  em relação à medicação, agilidade e preparo dos profissionais. Uma oportunidade excelente, com preço justo. Eu e minha cachorrinha Luana agradecemos", Cida Candiotto

Pela primeira vez, o município ofereceu os serviços da conceituada Clínica Veterinária Móvel que desenvolve no estado o Projeto Castração, coordenado pela médica veterinária, Dra. Mariana Dante.  Num espaço de15 metros de comprimento, totalmente equipado com o que há de moderno em tecnologia para esterilização, a ONG Patas e Pegadas e o Poder Público contribuíram para mais uma ação no controle de natalidade dos animais. 

"Estamos muito felizes com o resultado da ação. Vimos protetores e todos aqueles que se preocupam com o bem-estar animal participando de uma iniciativa consciente em prol dos animais e da saúde pública. Um trabalho profissional constituído por uma equipe preparada e envolvida em cada passo que merece nosso reconhecimento. Só temos a agradecê-los, juntamente com todos os voluntários, ONG Patas e Pegadas e as pessoas que se sensibilizaram e castraram o seu animal de estimação. Juntos, realizamos um grande trabalho que fará toda a diferença", afirmaram o prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Cirlene Scarpato que acompanharam os trabalhos nas primeiras horas.

Para a presidente da ONG Patas e Pegadas, Viviane Birolo o mutirão foi um sucesso. "Nós ouvimos muitas histórias que começaram tristes e agora tiveram um final feliz. Relatos de pessoas que encontraram o animal no latão de lixo, no meio do mato em pleno inverno quase morrendo de frio, nas ruas da cidade infestados de pulgas e carrapatos e que estavam lá conosco na ação tendo uma chance, porque foram adotados por pessoas do bem, que merecem nosso respeito e admiração. Elas se sensibilizam e agem diante do sofrimento dos bichinhos. Também com o apoio do Governo Municipal conseguimos castrar vários cães que estão em lar temporário e também vários que vivem nas ruas e aguardam a adoção. Nosso sentimento é de gratidão a todos, pois conseguimos alcançar nosso objetivo graças aos voluntários, protetoras, poder público governo municipal e a este projeto maravilhoso coordenado pela Dra. Marina", destacou

Para a voluntária Angela Mendes Anjo, esse foi mais um dia de agradecimento. "A sensação de todos aqueles que ajudaram neste projeto é de dever cumprido e com a certeza de menos cria, injustiça e abandono e já com a equipe, programando a próxima ação. Obrigada a todos pela dedicação e amor pela causa", afirmou.

Todos os procedimentos foram realizados através de um custo social. A técnica utilizada na castração foi minimamente invasiva, com corte cirúrgico que pode ser até 10 vezes menor do que as cirurgias tradicionais, levando o paciente a uma recuperação muito mais tranquila.