InternetData CenterAssinante

A empresa Nike busca a sustentabilidade

Economia circular
A empresa Nike busca a sustentabilidade
Foto: Dezeen.com
Por João Rieth Em 06/05/2022 às 21:12

A marca de roupas esportivas Nike lançou o ISPA Link, uma coleção de tênis que podem ser facilmente desmontados, como parte do movimento da marca em direção a uma economia circular. A linha vem da divisão de design ISPA (Improvise Scavenge Protect Adapt) da Nike, e trabalha para criar soluções sustentáveis ​​para os problemas do design de calçados, divididos em ISPA Link e o ISPA Link Axis, que são projetos de produção sem uso de cola. A cola é normalmente usada durante o processo de fixação das partes dos sapatos. Em vez disso, o tênis ISPA Link consiste em três partes interligadas, que são mantidas – ou ligadas –por tensão. Cada sapato tem uma sola composta por pinos que se encaixam em aberturas, na parte superior (a parte que cobre o pé). "A ideia era erradicar completamente o processo de colagem", disse Darren Matthews, vice-presidente de design de calçados da Nike e líder da ISPA.

O ISPA Link, estará disponível para os consumidores em junho de 2022, e representa os “primeiros passos da ISPA e da Nike para entender como podemos chegar a um processo de economia circular”, acrescentou Matthews. "Você precisa entender completamente os processos necessários para criar um produto e para desfazê-lo novamente", disse Matthews. Ele também observou que fabricar sapatos dessa maneira reduzirá as emissões de carbono, eliminando processos que consomem muita energia, como túneis de aquecimento e resfriamento, bem como linhas de colagem.

Sapatos com cola consomem grandes quantidades de energia para reciclar porque precisam ser triturados, mas “quanto menos materiais são usados ​​e quanto menos eles são misturados, mais eficiente se torna a desmontagem”, disse a Nike. De acordo com Matthews, cada par de sapatos ISPA Link leva apenas oito minutos para ser produzido, o que também pode ajudar a reduzir as horas de trabalho. A Nike fez referência ao design do início dos anos 2000, com o tênis Zvezdochka, modelado por computador e o tênis de corrida Presto Clip. O ISPA Link Axis tem os mesmos princípios gerais de design que o ISPA Link, mas difere de seu antecessor em seus materiais. Será feito totalmente de materiais reciclados e recicláveis. Os sapatos fazem parte de uma mudança da Nike em direção à tecnologia de design sustentável e parte dessa mudança será adotar novas tecnologias para dar aos designers uma abordagem mais prática à produção, utilizando tecnologias de impressão 3D e inteligência artificial, disse o diretor de design John Hoke .

A tecnologia vai "mudar o vocabulário da forma, a habilidade escultural, o ajuste e as características desses produtos que ainda não conhecemos", acredita Hoke. "E eles podem ser feitos em um nível macro. Ou em um nível micro", acrescentou. Outros recursos tecnológicos vindos da Nike incluem a compra da empresa virtual de tênis RTFKT, a qual é conhecida pela confecção de tênis exclusivos, colecionáveis e virtuais . Seu tênis Space Hippie, foi projetado para ter as pontuações de "menor pegada de carbono" de todos os tempos!

 

João Rieth Arquiteto e Designer

Rua Cons. João Zanette 90/601 

Criciuma SC (48) 999410853

www.joaorietharquiteto.com.br

@joaorietharquiteturadesign

 

 

Leia mais sobre: