InternetData CenterAssinante

O futuro das embalagens : empresas multinacionais lançarão até 2022 garrafas em papel

Soluções compatíveis com o meio ambiente
O futuro das embalagens : empresas multinacionais lançarão até 2022 garrafas em papel
Foto: www.packgingeurope.com
Por João Rieth Em 17/06/2021 às 11:34

O impacto ambiental provocado pelas embalagens plásticas estimulou as empresas multinacionais a adotarem soluções que estarão em breve no mercado mundial. A empresa multinacional Unilever revelou nesta semana o primeiro frasco de papel para sabão em pó.

Um protótipo foi desenvolvido para a marca líder de lavanderia OMO e está programado para estrear no Brasil no início de 2022, com a ambição de ser lançado na Europa e em outros países logo depois. A Unilever também está testando a mesma tecnologia para criar frascos de xampus à base de papel. Essa tecnologia foi desenvolvida em parceria com o consórcio Pulpex, uma colaboração entre Unilever, Diageo, Pilot Lite e outras indústrias.  A  precurssora Unilever, desenvolveu uma nova tecnologia para embalar produtos líquidos em garrafas, à base de papel, que são feitas de celulose de origem sustentável e projetadas para serem recicladas nos fluxos de resíduos de papel. Os frascos recebem internamente um revestimento que repele a água, permitindo que o material retenha produtos líquidos como os detergentes para as roupas, xampus e condicionadores, que contêm surfactantes, fragrâncias e outros ingredientes ativos.

Segundo Richard Slater, diretor de P&D da Unilever, “Para lidar com o lixo plástico, precisamos repensar completamente como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor. A tecnologia de garrafas à base de papel, denominada Pulpex é um passo empolgante na direção certa, e estamos muito satisfeitos por trabalharmos juntos para testar esta inovação para nossos produtos.” “Inovar com materiais alternativos é uma parte fundamental de nossa estratégia de desenvolver embalagens sustentáveis  e terão um papel importante em nosso compromisso de reduzir pela metade o uso de materiais plásticos virgens até 2025.”

Por sua vez, A Diageo, fabricante do whisky Johnnie Walker, vodka Smirnoff e cerveja Guinness, anunciou também que criou a primeira garrafa de bebidas destiladas 100% sem plástico do mundo, feita inteiramente de madeira de origem sustentável. O produto é aparentemente feito de celulose de origem sustentável para atender aos padrões de segurança alimentar e deve ser totalmente reciclável em fluxos de resíduo padrão. A tecnologia Pulpex Limited permite produzir uma variedade de garrafas de molde único, sem plástico, que podem ser usadas em uma grande variedade de bens de consumo. A embalagem projetada fará parte do compromisso da Diageo com o Objetivo 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: “Consumo e Produção Responsáveis”. A garrafa Johnnie Walker, que será lançada no início de 2021, é resultado da parceria da Diageo com a empresa de gerenciamento de risco Pilot Lite no lançamento da Pulpex Limited, uma nova empresa de tecnologia de embalagem sustentável.

A Pulpex Limited estabeleceu um consórcio de parceiros de empresas líderes mundiais em categorias não concorrentes, incluindo Unilever e PepsiCo, com mais parceiros previstos para serem anunciados posteriormente. Cada um dos parceiros do consórcio espera lançar suas próprias garrafas de papel, de marca, com base no design e na tecnologia da Pulpex Limited, ainda em 2021.