InternetData CenterAssinante

Em sua 12ª edição, AgroPonte recebe o SindArroz como expositor pela primeira vez

Sindicato das Indústrias de Arroz possui 25 empresas associadas no Estado
Em sua 12ª edição, AgroPonte recebe o SindArroz como expositor pela primeira vez
Por Redação Engeplus Em 25/07/2023 às 13:18

A AgroPonte chega a sua 12ª edição, em Criciúma, visando fomentar a economia catarinense nos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. O evento acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, com diversas novidades. Entre elas, a presença confirmada do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC).

“São mais de 20 anos de história e sempre buscamos novidades em cada edição. Neste ano não poderia ser diferente. O SindArroz ser um expositor mostra a grandeza do evento e também do sindicato, que possui 25 empresas associadas em Santa Catarina”, comenta o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes.

O SindArroz foi fundado em 1975, atuando como representante das empresas cerealistas do estado, em prol de melhorias para toda a cadeia produtiva. No Sul do Estado, indústrias cerealistas situadas na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) fazem parte do sindicato.

Hoje, 80% da produção de arroz de Santa Catarina é produzida no Sul do Estado. “Além de ser um dos principais setores agrícolas que movimentam a nossa economia, a produção de arroz é de extrema importância, uma vez que gera empregos diretos e indiretos. É um fator que se intensifica ainda mais para os pequenos municípios, que dependem quase que exclusivamente da safra do grão. Dessa maneira, quando a safra e o preço forem bons, toda região é beneficiada”, comenta Walmir Rampinelli, presidente do SindArroz-SC.

Na parte da agricultura, quase 50 mil pessoas trabalham na produção do grão em Santa Catarina, que está distribuída em 147 mil hectares em 93 municípios. Além disso, pode-se somar mais 5 mil pessoas que trabalham nas indústrias. “Atualmente, o Sul representa 80% da produção do Estado e contribuiu com 1,3 milhões de toneladas na última safra”, ressalta Rampinelli.

Importância da AgroPonte para o SindArroz-SC

O presidente do sindicato comenta que estar presente na AgroPonte é uma maneira de fortalecer o nome do sindicato e de toda a cadeia produtiva, além de possibilitar mais trocas de experiências e conhecimentos, bem como possibilidades de novas parcerias.

“É a primeira vez que o SindArroz-SC participa da AgroPonte e nossa expectativa para a feira é a melhor possível. Esperamos estreitar laços e, ao mesmo tempo, trazer mais visibilidade e credibilidade para o SindArroz-SC”, afirma Rampinelli.

AgroPonte estreita parcerias

Com mais de 30 mil metros quadrados e 280 expositores, a AgroPonte tem o objetivo de unir setores, estreitar laços e girar a economia nos setores de agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia.

“Nós sabemos que o dia a dia de agricultores, empresários, consumidores, compradores é corrido e, às vezes, não possuem esse laço. Na AgroPonte, todos os setores estão interligados e podem trocar experiências. Ter o SindArroz conosco pela primeira vez é justamente pela importância do sindicato para a nossa região e, claro, para a população perceber e entender sobre a cadeia das indústrias cerealistas. Estamos felizes em contar com a participação deles”, pontua a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos, Jaqueline Backes.

Horários de visitação da AgroPonte

Quarta-feira (16/08): 16 às 22 horas

Quinta-feira (17/08): 14 às 22 horas

Sexta-feira (18/08): 14 às 22 horas

Sábado (29/08): 10 às 22 horas

Domingo (20/08): 10 às 18 horas

Colaboração: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação