InternetData CenterAssinante
Colunista Joice Quadros
Economia e Mercado

Por Joice Quadros

Congressistas brasileiros se posicionam sobre o 8 de Janeiro

Por Joice Quadros Em 07/01/2024 às 09:39

 

Os senadores catarinense, Espiridião Amin (PP), e gaúcho, Hamilton Mourão (Republicanos), manifestaram seus posicionamentos sobre a emblemática data de 8 de Janeiro que, sem dúvida, já entrou para a História do Brasil. Com narrativas da esquerda de “ tentativa de golpe”, e com fatos que mostraram a manifestação de  pessoas inconformadas pelo resultado das eleições, o assunto vai ser sempre polêmico. De concreto, quase duas mil pessoas  passaram a ser  de opositores a presos políticos, um veio a falecer na prisão e as imagens do ataque de vândalos aos prédios públicos em Brasília (DF) foram apagadas pelo governo Lula.

Por iniciativa do senador Espiridião Amin, os deputados federais e senadores de oposição divulgaram uma manifestação pública referente ao ato convocado pelos chefes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, a ser realizado no dia 8 de janeiro. Afirmando não irem a tal evento, analisam que o governo e seus aliados estão “ocultando a criminosa omissão dos que permitiram e facilitaram os atos de vandalismo – que merecem veemente repúdio. Repúdio e condenação aos vândalos e aos omissos”. Diz ainda o manifesto que “assistindo ao espetáculo de condenações exorbitantes aplicadas em série a pessoas capturadas circunstancialmente”, completa Espiridião Amin:  “Convenhamos: é preciso ter uma visão focada no que se deseja destacar”.

“Festa do nada”. Assim se expressou o ex-vice-presidente  e atual senador gaúcho, Hamilton Mourão, ao Diário do Poder, de Brasília (DF). Ao anunciar que não vai à manifestação do 8 de Janeiro, comandada pelo governo Lula, disse que está sendo organizada por quem deturpa a imagem daqueles que não rezam por sua cartilha, completando que “não há nada para comemorar na festa do nada”.

Joice Quadros. Economia, Mercado e Política. Bacharel em Jornalismo  (UFRGS). Professora e Pesquisadora, com obras publicadas. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras e Membro da Diretoria da Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil/Santa Catarina. Nasceu em Santo Ângelo (RS).



Você pode enviar sugestões e comentários para o e-mail economiaemercado@engeplus.com.br

Conheça também

Últimas publicações de Joice Quadros