InternetData CenterAssinante

Epagri recebe Prêmio Expressão de Ecologia por produção de banana orgânica

O evento de premiação acontece no dia 20 de julho, na sede da Fiesc, em Florianópolis
Epagri recebe Prêmio Expressão de Ecologia por produção de banana orgânica
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/04/2018 às 13:22

A Epagri foi mais uma vez destaque no Prêmio de Expressão de Ecologia. Desta vez a Empresa foi premiada pelo projeto Organização e Melhoria no Sistema de Produção Orgânica de Banana Prata no Extremo Sul Catarinense. Esse será o 15° troféu Onda Verde que a Empresa recebe nos 25 anos da premiação, tornando-se uma das as três instituições que mais vezes foi laureada.

O projeto premiado envolve seis municípios do Extremo Sul catarinense onde existe produção orgânica de banana prata (Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul, Ermo, Turvo e Santa Rosa do Sul). São 103 famílias, reunidas em três associações, que passaram a produzir banana de forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. No total, elas são responsáveis por 450 hectares de produção orgânica certificada pelo Ministério da Agricultura.

Graças ao trabalho da Epagri, as famílias que optaram pela produção orgânica deixaram de depositar em suas propriedades cerca de 337 toneladas de adubos químicos e 45.000 litros de calda de agrotóxicos por ano. Tudo isso foi conquistado graças aos conhecimentos e tecnologias adquiridas durante o projeto premiado.

O projeto da Epagri, de R$ 1 milhão, teve apoio financeiro do Programas SC Rural, com contrapartida de 50% dos agricultores. Com essa verba eles foram capacitados e implantaram inovações na forma de produzir bananas orgânicas. Também foram adquiridos novos equipamentos, entre eles um caminhão refrigerado. As famílias ainda passaram a contar com canhões para pulverização de óleo mineral, roçadeiras, caçambas, distribuidores de esterco e casas de embalagem, entre outras estruturas. Todo esse investimento resultou num crescimento de 15% na produção.

Reginaldo Ghellere, gerente regional da Epagri em Araranguá e um dos responsáveis pelo projeto, explica que a produção de bananas é uma vocação natural da região e a transição para a sistema orgânico vem mostrando bons resultados. Os valores pagos pelo produto, por exemplo, são na maioria das vezes superiores ao convencional, com a grande vantagem de variarem muito pouco durante o ano.

A produtividade também não decepciona. Segundo Reginaldo, algumas propriedades da região já alcançam produtividades maiores do que em cultivos convencionais. O custo de produção da banana orgânica - que exige mais mão de obra – tende a diminuir com o aumento da produtividade. “O objetivo da Epagri é de que em quatro anos a produtividade dos cultivos orgânicos da região se aproxime dos convencionais”, projeta o gerente regional da Epagri.

Outro aspecto positivo é o mercado de bananas orgânicas, que na avaliação de Reginaldo está em franca expansão. Ele conta que demanda é bastante superior à oferta, garantindo assim um bom preço pago pelo produto, mesmo num cenário com maior produção e produtividade.

O prêmio

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão para divulgar e incentivar ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil. Em vinte e cinco anos de realização foram 2.643 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul. Na mais recente edição a Epagri disputou a premiação com outras 125 instituições.

O evento de premiação acontece no dia 20 de julho, na sede da Fiesc, em Florianópolis. Acesse o site do prêmio para ler o projeto da Epagri na íntegra: http://www.expressao.com.br/ecologia/cases/2017-2018/EPAGRI.pdf. Para ver a lista completa dos vencedores, clique: http://www.expressao.com.br/ecologia/vencedores/17-18.php

Colaboração: Gisele Dias - Assessoria de imprensa