navegue nos blocos da capa

Vida Rural

Meleiro

Milhos de polinização aberta são mostrados em dia de campo

17
FEV
2017
| 09h40
09h40
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Os milhos Catarina, Fortuna e Colorado, variedades de polinização aberta (VPA) desenvolvidas pela Epagri, foram tema de dia de campo em Meleiro, no Sul do Estado, no dia 9 de fevereiro.  Participaram 23 agricultores, que visitaram a área demonstrativa de 1,1 mil e observaram as principais características das variedades, como produtividade, altura de planta, resistência a doenças e ciclo.

O engenheiro-agrônomo Douglas Oliveira, coordenador do Projeto Grãos na UGT 8 da Epagri, destacou o bom desempenho das variedades na região, que em alguns lugares chegou a mais de 100 sacas/ha. Elas também se destacam pela rusticidade frente a intempéries climáticas e a meleiro jovem Milho VPAcondições de fertilidade do solo, além do baixo custo de implantação quando comparado a sementes híbridas”, diz ele.

Vera Regina Camargo, engenheira-agrônoma da Epagri de Meleiro, salienta que essas variedades têm a grande vantagem de possibilitar que o agricultor produza a própria semente, diferente dos híbridos. Ela explica que as variedades tradicionais de polinização aberta foram substituídas ao longo dos últimos 40 anos pelos híbridos, os quais, hoje, dominam o mercado e têm maior potencial produtivo, porém são mais exigentes em tecnologia,  como o uso de adubação e de agrotóxicos.

Colaboração: Epagri

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Acidente deixe motociclista feridoO dia em que os ônibus pararamPara os organizadores, oito a dez mil na greve geralNo Centro, a greve geral deu o seu recadoTrânsito parado na BR-101 em Içara e AraranguáSão Joaquim registra menor temperatura de abril em 20 anos