navegue nos blocos da capa

Vida Rural

Meleiro

Milhos de polinização aberta são mostrados em dia de campo

17
FEV
2017
| 09h40
09h40
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Os milhos Catarina, Fortuna e Colorado, variedades de polinização aberta (VPA) desenvolvidas pela Epagri, foram tema de dia de campo em Meleiro, no Sul do Estado, no dia 9 de fevereiro.  Participaram 23 agricultores, que visitaram a área demonstrativa de 1,1 mil e observaram as principais características das variedades, como produtividade, altura de planta, resistência a doenças e ciclo.

O engenheiro-agrônomo Douglas Oliveira, coordenador do Projeto Grãos na UGT 8 da Epagri, destacou o bom desempenho das variedades na região, que em alguns lugares chegou a mais de 100 sacas/ha. Elas também se destacam pela rusticidade frente a intempéries climáticas e a meleiro jovem Milho VPAcondições de fertilidade do solo, além do baixo custo de implantação quando comparado a sementes híbridas”, diz ele.

Vera Regina Camargo, engenheira-agrônoma da Epagri de Meleiro, salienta que essas variedades têm a grande vantagem de possibilitar que o agricultor produza a própria semente, diferente dos híbridos. Ela explica que as variedades tradicionais de polinização aberta foram substituídas ao longo dos últimos 40 anos pelos híbridos, os quais, hoje, dominam o mercado e têm maior potencial produtivo, porém são mais exigentes em tecnologia,  como o uso de adubação e de agrotóxicos.

Colaboração: Epagri

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Câmara x Prefeitura: É paz e amor ou não é?Impressões em 60 minutos - Hyundai Creta Prestige – 2017Um paraíso chamado Farol da SolidãoA promessa de um adversário complicadoFormaturas neste dia 20/02Mais de dois mil enfrentam o calor para ver o Tigre