InternetData CenterAssinante

Agronomia prepara safra de milho para rebanho leiteiro

Agronomia prepara safra de milho para rebanho leiteiro
Por Redação Engeplus Em 01/02/2017 às 11:44

A Unidade Experimental Agro Veterinária da Unisul de Braço do Norte elaborou a primeira reserva alimentar (na forma de silagem) a partir do milho plantado na safra de verão, de uma área de um hectare (10.000 m2). Professores e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária implantaram e conduzem a lavoura. Mesclando a prática e a teoria, são responsáveis pelo aproveitamento, ou seja, cálculo da base alimentar que a silagem representará na nutrição final dos animais.

No inverno existe escassez de pastos, e com esta reserva alimentar a Unidade terá alimento suficiente para as vacas leiteiras. A fazenda experimental tem mais um hectare (10.000 m2) de milho plantado que também será utilizada para silagem no início de fevereiro, totalizando 2 hectares de lavoura de verão de milho.

A fazenda experimental Agro Veterinária da Unisul, em Braço do Norte, abriga em torno de 30 animais/gado leiteiro da raça Jersey, os quais além de gerarem o leite que é comercializado junto a lacticínios da região, também atendem as aulas práticas dos cursos de Agronomia e Veterinária, nas áreas de produção leiteira e derivados do leite, reprodução, sanidade animal, forragicultura, nutrição animal, entre outros.

Colaboração: Cilene Macedo / Unisul