InternetData CenterAssinante

Megatrilha de 3 mil km passará por Santa Catarina

Projeto existe desde 2012, mas ganhou um site recentemente
Megatrilha de 3 mil km passará por Santa Catarina
Foto: Divulgação
Por Amanda Garcia Ludwig Em 27/04/2018 às 15:19

O projeto de uma megatrilha de 3 mil km pela Mata Atlantica está saindo do papel. Idealizado em 2012, o projeto deve ser concluído nos próximos dez anos. O traçado macro do Caminho da Mata Atlântica vem sendo construído por toda a cadeia montanhosa da Serra do Mar, começando no Parque Nacional dos Aparados da Serra (RS) e terminando no Parque Estadual do Desengano (RJ), englobando uma série de locais de grande potencial turístico e de conservação da natureza.

Passando pelos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, a trilha cruzará por mais de 70 municípios e mais de 70 unidades de conservação. Em Santa Catarina, o caminho cruzará o Parque Nacional (PN) de São Joaquim, o Parque Estadual (PE) Serra Furada, o PE Serra do Tabuleiro, o PE Rio Vermelho, o PN Serra do Itajaí, o PE Acaraí e o PE Biguaçu.

Neste link você encontra o traçado todo. Confira.

Segundo o instituto WWF-Brasil, o Caminho da Mata Atlântica é uma iniciativa de muitos parceiros, incluindo áreas naturais protegidas públicas e privadas, clubes e federações de montanhismo, grupos de trilhas, guias e empresas de ecoturismo e de turismo de aventura e voluntários.

A proposta é conectar trilhas, caminhos e travessias - muitos deles já existentes. "O CMA é também uma maneira de aprimorar o sistema de trilhas e as opções de lazer ao ar livre, aproximar as pessoas da Mata Atlântica e promover a importância das áreas protegidas para a economia, o lazer e a saúde", destaca o instituto.

É possível ser voluntário para o projeto. Para isso, basta se inscrever no site.

Anúncio