Viagens

Turismo

Santa Catarina passa a ter Rota Turística Caminhos da Neve

Lei foi sancionada nesta sexta-feira

27
OUT
2017
| 14h59
14h59
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Com o objetivo de fomentar ainda mais o turismo na Serra Catarinense, a lei que institui a Rota Turística Caminhos da Neve foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo nesta sexta-feira, dia 27, em São Joaquim. “O turismo é um dos setores econômicos com maiores condições de crescimento. Em Santa Catarina, já responde por 13% da nossa economia e temos potencial para crescer ainda mais. E hoje vivemos um momento importante para fortalecer o setor”, destacou o governador Colombo.

Autor da lei, o deputado estadual Milton Hobus ressaltou o objetivo de trabalhar de forma integrada o potencial turístico da região como um todo. “A marca Caminhos da Neve vai ajudar a explorar cada vez mais este grande potencial e vai trazer para cada cidade que faz parte da rota toda uma nova cultura turística”, acrescentou.

A lei prevê que a rota turística contemple os municípios de Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema, Painel, Bocaína do Sul, Lages, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Os objetivos são, de acordo com o texto da lei, fomentar o turismo catarinense; promover a conservação dos ecossistemas existentes nos municípios abrangidos; valorizar o legado cultural e histórico característico da Serra Catarinense; motivar novos investimentos e novas estratégicas para agregar valor e competitividade aos serviços e produtos da cadeia produtiva local; e caracterizar a rota turística em razão de sua tipicidade climática, aspectos sociais, ambientais e culturais.

A lei também prevê fortalecer os eventos turísticos constantes nos calendários oficiais dos municípios abrangidos; e articular ações conjuntas do poder público com o trade turístico regional e com os operadores estaduais, visando à qualificação das atividades turísticas típicas da região.

A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, o secretário executivo da ADR de Lages, João Alberto Duarte, o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, deputados estaduais, entre outras lideranças locais, também acompanharam o ato.

“A Serra Catarinense precisa trabalhar de forma coletiva para defender e promover os interesses da região. E a criação oficial da nova marca vai contribuir neste sentido, demonstrando a maturidade dos municípios envolvidos”, avaliou o prefeito Giovani Nunes.

A obra Caminhos da Neve

Para promover o turismo da região, o Governo do Estado também trabalha na obra de pavimentação da Rodovia Caminhos da Neve (SC-114), que liga as Serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Do lado catarinense, equipes do 1º Batalhão Ferroviário trabalham atualmente em um trecho de cinco quilômetros, resultado de um convênio iniciado em maio deste ano e que vai garantir R$ 9 milhões em investimento. A obra está em fase de terraplanagem. O governador Colombo aproveitou o ato desta sexta para parabenizar o Exército pelo bom ritmo dos trabalhos.

O projeto completo prevê pavimentação de 29,4 quilômetros do lado catarinense. Destes, 14 já estão concluídos, resultado de um investimento de R$ 15,2 milhões.

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Carros colidem na SC-100, em JaguarunaSábado para tirar dúvidas sobre as Doenças IntestinaisFeirão do Imposto foi realizado nesta manhã na Praça Nereu RamosCom resgate às origens, Morro da Fumaça abre a MaggiofestVeículos são atingidos por incêndio em UrussangaDevido ao mau tempo, Cervejaria Blend prorroga inauguração para domingo