navegue nos blocos da capa

Viagens

Nova Veneza

Rede hoteleira lotada para a 13ª Festa da Gastronomia Típica Italiana

Procura por hospedagem para a festa movimenta também o setor hoteleiro da região

14
JUN
2017
| 21h13
21h13
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

A tarantela, a tradição e a gastronomia começam a tomar conta de Nova Veneza para 13ª Festa da Gastronomia Típica Italiana que acontece de 14 a 18 de junho, em Nova Veneza. Nos dias 15 e 16 de junho acontecem pré-eventos. A estimativa é receber cerca de 100 mil visitantes vindos de todas as regiões do Brasil para assistir ao tão aguardado Carnevale di Venezia e provar um verdadeiro banquete com massas, polenta, galinha, fortaia e vinho.

A cidade conta com cerca de 300 leitos divididos entre hotéis e pousadas. Com uma demanda expressiva, Nova Veneza busca a rede hoteleira de outras cidades como Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis, Urussanga. “Temos uma procura intensa nos hotéis para a Festa da Gastronomia, as pessoas reservam com antecedência, temos grupos que reservam de um ano para o outro. O aumento do turismo é devido a um conjunto entre a iniciativa pública e privada”, ressaltou a presidente da Associação Neoveneziana de Turismo (Anet), Larissa Bortolotto.

De acordo com a presidente do Sindicado de Hotéis de Criciúma e Região, Mara Regina do Amaral, há um crescimento na economia da região. “Com a Festa da Gastronomia há um incremento considerável em toda economia da região, não só hotelaria, mas o turista procura comércio, restaurantes e afins. São feitas reservas com antecedência, pois o turista de lazer faz uma programação, geralmente são grupos organizados da melhor idade ou casais acima de 40 anos”, ressaltou.

Mara, que também é gerente do Delupo Apart Hotel de Criciúma destacou que durante a Festa da Gastronomia há um aumento de 90% na procura por hospedagem no hotel.“Temos bastante procura para esta época, há um aumento na procura por nosso hotel devido a Festa da Gastronomia. Temos 47 apartamentos que inclusive podem ser triplos e geralmente ficamos com 90% da ocupação”.

Na cidade vizinha Forquilhinha não é diferente. O hotel Oma Zita também lota durante as festividades do município vizinho. “Todos os anos temos procura para a Festa da Gastronomia, inclusive os apartamentos são reservados com um ano de antecedência. Movimenta muito o hotel e estamos construindo mais 20 unidades para podermos atender a demanda”, afirmou.

Para suprir a demanda por hospedagem um dos diferencias em Nova Veneza é a hospedagem familiar. Moradores abrem as casas para hospedar os turistas. São oferecidos quartos, banho e café da manhã, em média é cobrado o valor de R$ 100 por pessoa. “Desde janeiro já estamos com todos os leitos reservados nos hotéis e pousados, mas os neoveneziano estão abrindo suas casas para hospedar os turistas, é uma forma diferente de hospedagem. Algumas famílias já vieram e estão retornando para ficar nas mesmas casas”, salientou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni.

Festa da Gastronomia e Carnevale di Venezia

A Festa da Gastronomia Típica Italiana irá acontece de 14 a 18 de junho com um espetáculo cultural e gastronômico. Segunda Susan Brogni, a festa terá novidades neste ano. “Nossa grande atração, além da gastronomia típica italiana, é o Carnevale di Venezia. Estamos recebendo um título do cônsul que nomeia o Carnevale di Venezia como o mais original fora da Itália. Neste ano teremos carros alegóricos e abre alas com as rainhas. Terão arquibancadas e grades de isolamento para uma melhor organização. Uma das novidades da festa será a Vila Gastronômica, onde a gastronomia típica terá um espaço especial”, ressaltou Susan.

Colaboração: Cris Freitas / Prefeitura Nova Veneza

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Tigre decepciona galera carvoeiraSemana de Ciência e Tecnologia promove o 2º Workshop de ArqueologiaFim de tarde de engavetamentos em CriciúmaEstudantes recebem certificados do projeto Turminha do FuturoProfissionais reforçam atrações na ExpoMaisAcic recebe quase 600 estudantes para a 2ª etapa do Prêmio de Matemática