InternetData CenterAssinante

Mi Buenos Aires Querido (2)

Arquitetura europeia, esculturas, estátuas e tango no bairro San Telmo
Mi Buenos Aires Querido (2)
Por Redação Em 01/10/2016 às 17:27

ESPECIAL / Dilce Estevam Wendhausen

Com 67 metros de altura, o Obelisco é um monumento histórico e um dos principais cartões-postais de Buenos Aires. Localizado na Praça da República, no cruzamento das Avenidas Nove de Julho e Corrientes, foi construído em 1936 como parte das comemorações dos 400 anos de fundação da cidade.

 

A Plaza de Mayo não é apenas uma referência importante no cenário urbano portenho. Constitui também local de históricas manifestações políticas.

 

Construída diante da Plaza de Mayo, a Catedral Metropolitana não possui torres, assemelhando-se mais a um templo grego. Tem 12 colunas na fachada que representam os apóstolos de Jesus. No portão de ferro ao lado está a casa onde o papa Francisco residia.


O interior da Catedral alcança uma altura de 41 metros.

 

Também no interior da Catedral, o Mausoléu abriga os restos mortais do general San Martin desde 1880. A seu lado, os restos mortais dos generais Guido e Las Heras, além do simbólico Soldado Desconhecido.

 

Sob influência europeia, a arquitetura nas principais ruas da capital argentina se destaca nos edifícios em tons cinzas. Por dentro, todavia, tudo muito colorido, muito lindo.

 

A escultura metálica Floralis Generica, de 23 metros de altura, obra do artista Eduardo Catalano, é um dos símbolos de Buenos Aires. Seu nome significa a síntese de todas as flores e da esperança do renascer de cada dia ao se abrir.

Localizada na Plaza de las Naciones Unidas, no tradicional bairro da Recoleta, ela se abre e se fecha ao longo do dia, exatamente como uma flor desabrochando suas pétalas. À noite, ganha uma iluminação especial.

A flor fica em cima de um espelho d'água, que além de protegê-la a torna mais linda.

 


A Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina

 


Palácio do Congresso, sede do parlamento argentino

 

Torre Monumental ou Torre de los Ingleses, nome utilizado ainda por muitos portenhos, mas alterado em 1982 após a guerra nas Malvinas. Foi construída e inaugurada por imigrantes ingleses em 1916 como parte das comemorações do centenário da Revolução de Maio.

 

San Telmo é um dos mais antigos bairros de Buenos Aires. No início, era habitado por famílias aristocráticas, mas uma epidemia de febre amarela as deslocou para o norte da cidade em 1871.

O centro de San Telmo é a Plaza Dorrego, famosa por seus cafés e antiquários. O tango e a vida boêmia, inseridos na essência da antiga Buenos Aires, fazem parte da vizinhança, o que atrai artistas com frequência.


 

Estátua do playboy Isidoro no bairro San Telmo. Os argentinos adoram homenagens desse tipo. Nunca vi tantos monumentos na minha vida.


A famosa Mafalda que eu amo. Enfim, uma fotinho com ela.

Outra estátua, agora de Hugo Porta, um ex-jogador de rúgbi considerado o maior da história de seu país. É tido como o líder da ascensão da seleção argentina ao alto escalão do esporte.

 


Por todos os lados, muitas casas com shows de tango.


Vista do Continental Hotel.

Na próxima semana, La Boca, Caminito, Puerto Madero...

LEIA TAMBÉM
Mi Buenos Aires Querido (parte 1)

Gostaria de partilhar a sua viagem com o Portal Engeplus?
Entre em contato pelo email editoria@engeplus.com.br