InternetData CenterAssinante

Evento reúne sugestões para Conferência Regional dos Direitos dos Idosos

Na ocasião, também foram escolhidos os delegados que participarão do encontro
Evento reúne sugestões para Conferência Regional dos Direitos dos Idosos
Foto: Divulgação
Por Mariana Noronha Em 12/05/2015 às 08:46

Ocorreu nesta segunda-feira, dia 11, no Auditório Dona Noca, a 1ª Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. Com o tema Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as Idades, a conferência ouviu as sugestões de líderes dos Grupos de Idosos do município, além de membros da Secretaria de Saúde, de Educação e da Assistência Social. Todas as sugestões foram registradas para serem discutidas na conferência regional, que ocorre na próxima sexta-feira, dia 15, em Criciúma.

“Da população do Balneário Rincão, 20% é idosa, e isso reflete nas melhorias que precisamos fazer na saúde, educação e assistência social. Nesses dois anos de mandato procuramos sempre oferecer o melhor para a terceira idade com ações, como as caminhadas orientadas, atendimento prioritário na saúde e exercícios nos centros comunitários, por meio do Clube de Idosos”, destacou o prefeito Décio Góes.

Sugestões são encaminhadas - Foram discutidos quatro eixos de trabalho (gestão, financiamento, participação, e sistema de gerenciamento do Direito da Pessoa Física), abordando as reais necessidades dos moradores dessa faixa etária do Balneário.

“Precisamos garantir recursos junto aos governos estadual e federal, para realizar todos os nossos projetos. Essa etapa de articulação e discussão de ideias é muito importante, pois as ações aqui definidas produzirão resultados por muitos anos. Queremos tornar nossos idosos protagonistas de suas próprias histórias e da história do município”, colocou a secretária de Assistência Social e Habitação, Mariza Gyrão Góes.

Entre as sugestões que serão levadas às próximas Conferências estão à captação de recursos para adaptação e melhorias dos Centros da Terceira Idade e para construção de novos Centros nas comunidades que não dispõe de espaço;  Articulação do transporte coletivo interbairros para que todos participem dos grupos; Promoção da intersetorialidade nas ações voltadas para os grupos  (com ações culturais, artísticas e educativas) e o melhoramento dos canais de comunicação para que os idosos fiquem por dentro de todos os seus Direitos.

“Estou muito feliz por estar aqui representando todos os meus amigos. É muito bom aprender e compartilhar ideias, principalmente quando essas ideias são para fazer o bem”, disse a aposentada Áurea Beckauser, de 85 anos, que participa ativamente dos Grupos de Idosos do município e será uma das suplentes de delegada do próximo evento.

Trinta idosos participarão da Conferência de sexta-feira, acompanhados de três delegados da sociedade civil e de dois do poder público. A conferência estadual ocorre em julho e a nacional em outubro.

Colaboração: Tânia Giusti / Comunicação Balneário Rincão

Leia mais sobre: