InternetData CenterAssinante

Documentário A pedra e o Farol é gravado em Laguna

Audiovisual retrata o Farol de Santa Marta, em Laguna, e a Pedra do Campo Bom, em Jaguaruna
Documentário A pedra e o Farol é gravado em Laguna
Foto: Divulgação
Por Douglas Saviato Em 18/07/2014 às 17:27

O barulho do mar como trilha sonora e as imagens paradisíacas do Farol de Santa Marta como cenário. Neste contexto, os dias ensolarados são perseguidos e esperados pela equipe de produção do documentário A Pedra e o Farol. As filmagens buscam evidenciar, de forma artística e informativa, a íntima relação entre o Farol de Santa Marta, em Laguna, e a Pedra do Campo Bom, em Jaguaruna, estabelecendo o seu decisivo papel histórico e cultural no desenvolvimento da região costeira do Sul de Santa Catarina.

Aprovado para captação de recursos via Lei Rouanet, o filme tem finalização e lançamento previstos para o primeiro semestre de 2015. Na frente do projeto está o jornalista, surfista e diretor, Luciano Burin, da Scult Filmes. Nas últimas semanas, as imagens com boas ondas aconteceram com o surfista profissional Fábio Gouveia, no Farol de Santa Marta.

Na busca por entrevistar personagens representativos da comunidade do Morro do Farol de Santa Marta, dois surfistas locais de diferentes gerações do Farol: João Baiuka e Adriano Limas gravaram seus depoimentos num belo dia de sol. Dentro do contexto meio ambiente e o homem, o documentarista entrevistou a diretora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biosdiversidade (ICMBio), Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, responsável por proteger a chamada APA da Baleia Franca, uma região que engloba todo o espectro geográfico deste documentário, e vai do Sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão.

Para o resgate histórico, que remete o documentário A Pedra e o Farol, o historiador Adílcio Cadorin foi fundamental para a contextualização das primeiras ocupações do território litorâneo de Laguna e sua importância no cenário das disputas territoriais entre Portugal e Espanha a partir do final do século XV. 

Marcos geográficos - A Pedra do Campo Bom e o Farol de Santa Marta representam mais do que importantes marcos geográficos do litoral Sul de Santa Catarina. O resgate dos muitos fatos históricos que rodeiam estes dois locais, intimamente ligados em sua existência, permite traçar um panorama sobre o desenvolvimento da região de Laguna e Jaguaruna, que reúne paisagens litorâneas de beleza singular no território brasileiro.

O Farol de Santa Marta foi construído em 1890 para proteger as embarcações, que navegavam pelo traiçoeiro mar aberto do litoral sul do país, onde muitos navios acabavam naufragando ao chocar-se contra a ponta da laje de pedra submersa conhecida como a pedra do Campo Bom, hoje conhecida como Laje da Jagua, localizada a cinco quilômetros da costa em Jaguaruna. Todo o trabalho da produção do documentário pode ser conferido no apedraeofarol.blogspot.com.br. Mais informações com Luciano no (48) 9933-6484.