InternetData CenterAssinante

Família feliz pelo Parque das Nações chamar-se Cincinato Naspolini

Família feliz pelo Parque das Nações chamar-se Cincinato Naspolini
Foto: Fotos / Colaboração: Fran Lima / Comunicação Criciúma
Por Nícola Martins Em 23/09/2011 às 16:11
O novo Parque das Nações de Criciúma será batizado com o nome do ex-prefeito do município Cincinato Naspolini. De acordo com o filho de Cincinato, Fúlvio Naspolini, a importância de seu pai para o desenvolvimento de Criciúma será lembrada a partir da inauguração do parque, o que acontecerá na próxima terça-feira. “Acredito que utilizando o nome no parque, surgirá a curiosidade das pessoas em saber quem foi ele, e o que fez para contribuir com o povo criciumense”, destaca Fúlvio. Os familiares foram recebidos na manhã de hoje no Paço Municipal.

Nascido em Urussanga em 12 de março de 1893, Cincinato foi nomeado prefeito de Criciúma em 1930 e permaneceu no cargo até 1933. Foi eleito vereador em 1936 e presidiu o legislativo até 1937. O neto do ex-prefeito, Sérgio Martins, o Pinduka, lembra que o avô ficará marcado na história, assim como o Parque das Nações. “O nono nunca foi lembrado com seu nome em obras. Tinha uma praça que ninguém aproveitava e agora terá seu nome em um grande empreendimento, que ficará marcado na história”, comenta Martins.

Cincinato foi casado com Florença Bez Batti, com quem teve sete filhos: Haydee, Haiti, Gilia, Hilda, Holmes, Zulma e Fúlvio. Na vida pública, contribuiu com a criação e construção do Hospital São José, a construção do Grupo Escolar Professor Lapagesse e a construção da Praça Nereu Ramos. Ele morreu aos 92 anos, no dia 10 de junho de 1985.