InternetData CenterAssinante

A vida secreta de Mano Dal Ponte

Uma história muito mal contada
A vida secreta de Mano Dal Ponte
Por Mano Dal Ponte Em 01/10/2020 às 07:30

Alessandro Magdalena Dal Ponte, mais conhecido como Mano Dal Ponte é um publicitário e designer gráfico brasileiro que inventou de ser comunicador. Essa seria um ótima introdução para a Wikipedia, acho que vamos utilizar.

Mano foi o entrevistado da última terça, 29 de setembro, no Transtornados e o resultado foi, no mínimo, interessante.

Mano Dal Ponte começou a vida como instalador de TV por assinatura, queria ser arquiteto e escolheu publicidade pois achava que iria desenhar durante o curso. Quatro anos depois e nenhum rabisco feito encontrou na comunicação sua profissão. Durante a faculdade foi estagiário na Assessoria de Comunicação da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos, passou por duas agências de publicado, a AMIL de Içara e a 3Comunicação em Criciúma como designer e diretor de criação, além de arte finalista na Gráfica Otomar de Içara.

Terminou a faculdade de publicidade e partiu para Florianópolis. Morou sete anos em Biguaçu, mas dizia pra todo mundo que morava na Capital para não ter que se explicar. Mano começou como Gerente de Marketing de uma empresa de pneus, chegou a ser Gerente de Qualidade e realizar três certificações de pneus junto ao Inmetro, uma delas no Paraguai (eu sei que você riu agora).

Não contente com um emprego, virou consultor e ajudou na criação da Rede Cia da Saúde de Produtos Naturais, hoje a segunda maior do Brasil e a maior em Santa Catarina com mais de cento e quarenta lojas. Foram três anos no Marketing da Cia da Saúde onde vendeu com o amigo e fundador Angelo Pimentel vinte e duas lojas. 

Mano e Chef PV Show em uma segunda light qualquer
 

Mano, que é filho de professora e nasceu no dia do professor, ouviu de sua mãe Elizete que ele não deveria seguir essa carreira. Fez pós em design gráfico e começou a lecionar contrariando o conselho. Foram quase cinco anos como professor nas Faculdade de Design Cerâmico do SENAI em Tijucas, onde chegou a coordenador do curso, Faculdade de Design de Calçados em São João Batista, Faculdade de Design de Moda em Rio do Sul e Gestão Comercial e Processos Gerenciais do SENAC em Florianópolis.

Durante sua vida em Biguaçu, que dizia que era em Floripa, Mano recebeu diversos convites do amigo e colega de publicidade Guilherme Leal, fundador da agência Neurodigital em Criciúma. Mano aceitou e voltou para Criciúma em outubro de 2009 como sócio da agência digital. Foram mais sete incríveis e maravilhosos anos onde atendeu empresas respeitadas da nossa terra como Eliane, Cecrisa, Criciúma EC, Librelato, Shopping Della, Giassi, Bistek, Moniari, Usipe, Giassi Construtora, Pavei Brasil, Lança Perfume, Damyller, Som Maior FM 100,7, Hydra, Cia da Saúde, Rio Deserto e tantas outras marcas.

Em 2010, Mano conheceu Max Everson e sua vida mudou para sempre. Max foi obrigado a ficar com Mano durante uma semana no Perdidos na Cidade, programa que começou junto com a Rádio Cidade 91.1 em Içara. A parceria deu certo e foram seis meses no ar das 20 às 23h. Aqueles seis meses criariam o Mano Dal Ponte comunicador, locutor e apresentador.

Mano Dal Ponte e Max Everson no Perdidos na Cidade (2010)
 

A paixão pelo Rádio nasceu e Mano deixou a Neurodigital para se dedicar a comunicação. Passou pela Rádio Eldorado e foram 6 anos juntinho com Pity Búrigo à frente do Programa do Avesso, na Rádio Som Maior FM 100,7. Mano foi gerente comercial da Rádio Som Maior, do Jornal A Tribuna, gerente de planejamento dos veículos e co-criador do Portal 4oito. Vamos suprimir a experiência em 1996 ou 1997, não lembramos a data, quando Mano foi locutor e operador de uma rádio comunitária em Içara que foi fechada pela Polícia Federal (essa é uma outra história). 

 

Mano Dal Ponte e Pity Búrigo em alguma cobertura
 

Em 2019 Mano inventa na RTV Criciúma o uMANOs Talk Show e inicia novas experiências como apresentador de TV. Em agosto de 2020 convoca alguns amigos e cria na Transamérica Criciúma FM 92,5 o Transtornados. O resto dessa história você vem acompanhando diariamente das 18 às 19h.

Hello Boys, Girls e Derivados… somos todos uMANOs!
 

Mano Dal Ponte, Chef PV ShowDiego de Mathia e Mateus PQP Mastella
AO VIVO no Transtornados na Transamérica Criciúma FM 92,5