InternetData CenterAssinante

Túnel do Morro do Formigão liberado para o tráfego

Obras de recuperação terminaram nesta sexta-feira
Túnel do Morro do Formigão liberado para o tráfego
Foto: Divulgação / Dnit / Arquivo
Por Amanda Garcia Ludwig Em 08/11/2019 às 14:10

O Túnel do Morro do Formigão, localizado no KM 339 da BR-101, em Tubarão, foi liberado para o tráfego de veículos na manhã desta sexta-feira, dia 8. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a liberação aconteceu por volta das 9h15, e o trânsito acontece de forma normalizada desde então.

A entrega estava prevista apenas para o dia 10, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Superintendência Regional em Santa Catarina (Dnit/SC) conseguiu acelerar as obras de recuperação das placas de concreto. A partir de agora, os motoristas voltam a contar com duas pistas do túnel no sentido Sul da rodovia.

Entenda

Houve a necessidade de interrupção do tráfego de veículos pelo Túnel do Morro do Formigão em razão da execução de reparos no pavimento rígido. Para tanto foi implantado um desvio com uma das pistas da BR-101/Sul sentido Sul/Norte sendo revertida para sentido Norte/Sul.

Foram demolidas as placas de concreto com trinca para atender a vida útil de projeto do pavimento, que neste caso é de vinte anos.

O DNIT aplicou o dispositivo no Art. 618 do Código Civil, da Lei de Licitações 8.666/93 e da orientação técnica OT-IBR 003/2011, que tratam sobre a responsabilidade da empresa durante prazo de 5 anos pela estabilidade das obras. Portanto, não houve custo financeiro para o DNIT para a realização destes reparos.

O Consórcio JDantas/Novatecna concluiu os trabalhos de construção do Túnel do Morro do Formigão no início de 2015, tendo sido aberto ao tráfego em julho do mesmo ano.

Leia mais sobre: