InternetData CenterAssinante

Desvio na região do Morro do Formigão inicia na próxima segunda

Uma das pistas da BR-101/Sul sentido Sul/Norte será revertida para sentido Norte/Sul
Desvio na região do Morro do Formigão inicia na próxima segunda
Foto: Divulgação/DNIT
Por Jessica Rosso Em 21/08/2019 às 14:31

A Superintendência Regional do DNIT em Santa Catarina, por meio de sua Unidade de Tubarão, definiu como será feito o desvio na região do Morro do Formigão, rodovia BR-101/SC, km 337 ao km 339, sentido norte/sul.

Como anunciado, haverá a necessidade de interrupção do tráfego de veículos pelo Túnel do Morro do Formigão em razão da execução de reparos no pavimento rígido. O desvio será implantado a partir do dia 26 deste mês, por 90 dias. Uma das pistas da BR-101/Sul sentido Sul/Norte será revertida para sentido Norte/Sul.

Mesmo havendo necessidade de cerca de 28 dias para cura do concreto, o consórcio vai atuar para entregar a obra de reparos em cerca de 60 dias. Basicamente o que será feito é a demolição das placas de concreto com mais de uma trinca, para fazer uma nova, e o tratamento de outras com uma trinca. Estas serão recuperadas para atender a vida útil de projeto do pavimento, que neste caso é de vinte anos. 

O DNIT aplica o dispositivo no Art. 618 do Código Civil, da Lei de Licitações 8.666/93 e da orientação técnica OT-IBR 003/2011, que tratam sobre a responsabilidade da empresa durante prazo de 5 anos pela estabilidade das obras. Portanto, não haverá custo financeiro para o DNIT para a realização destes reparos.  O Consórcio JDantas/Novatecna concluiu os trabalhos no início de 2015, e o túnel foi aberto ao tráfego em julho do mesmo ano.

Colaboração: Maria Elena / Dnit