InternetData CenterAssinante

VÍDEO: Terceira etapa do Anel de Contorno Viário é inaugurada

Com um investimento de R$ 43 milhões, trecho possui 6.8 quilômetros de extensão
VÍDEO: Terceira etapa do Anel de Contorno Viário é inaugurada
Por Douglas Saviato Em 19/01/2017 às 11:55

Com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e demais autoridades locais e estaduais foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, dia 19, a terceira etapa do Anel de Contorno Viário de Criciúma. O novo traçado foi viabilizado para desafogar o trânsito de veículos comuns e de cargas da região central de Criciúma, ligando a SC-108, no bairro São Simão, à SC-445, no bairro Vila Zuleima.

Com um investimento de R$ 43 milhões, o Anel de Contorno Viário possui 6.8 quilômetros de extensão e também encurtará o caminho para as cidades de Siderópolis e Treviso. Segundo Colombo, o percurso foi construído através de uma obra moderna em arquitetura e urbanismo.

“Não apenas Criciúma, mas toda a região ganha com esta inauguração. Junto com a Via Rápida, que esperamos concluir no fim do ano, teremos um avanço significativo em infraestrutura para os moradores da região. Porém, temos ainda problemas com algumas desapropriações na Via Rápida que superaremos até o fim deste ano”, destacou Colombo.

De acordo com o recém-empossado secretário de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, o novo trecho possui acostamento, guard rail, sinalização vertical e horizontal, além de viadutos de alto padrão. “O Estado tem se esforçado para deixar a região Sul e a região Serrana em igualdade com o Norte do Estado e esta importante inauguração é prova disto”, comentou.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, também esteve na inauguração desta manhã. Para o chefe do Executivo, a inauguração torna o município ainda mais valioso. “Este é um grande sonho que estamos realizando, um dia para agradecer em um momento tão delicado financeiramente vivido por todos os Estados e prefeituras”.

Duas primeira etapas

As duas primeiras etapas do Anel de Contorno Viário já estão concluídas. A primeira compreende das imediações do pontilhão próximo a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) até o bairro Liri, em Içara. Já a segunda parte liga o bairro içarense ao trevo nas imediações da Sociedade Recreativa Mampituba (apenas referência). A segunda parte da obra também passa pelo centro de eventos Siso´s Hall (apenas referência).

Quarta etapa sem previsão

Para fechar o Anel Viário falta a quarta etapa que unirá a SC-445 à Avenida Universitária, passando por diversos bairros de Criciúma, com aproximadamente dez quilômetros de extensão.

De acordo com o governador, esta é uma etapa com um custo muito elevado. “O projeto está pronto e agora vamos buscar um financiamento, dificilmente será iniciado em 2017 por causa da realidade financeira e econômica do país”. Colombo reforçou, ainda, que todas as obras em andando no Estado serão concluídas este ano. Somente na malha rodoviária são mais de 50 obras.

Trecho pode ser concluído em aproximadamente cinco minutos; veja o percurso abaixo: