InternetData CenterAssinante

Na chuva, é folga para o estacionamento rotativo

Na chuva, é folga para o estacionamento rotativo
Foto: Arquivo Engeplus
Por Denis Luciano Em 07/06/2017 às 15:28

Atualizada às 16h40min

A chuva pode lhe render uma economia de R$ 2 em várias ruas centrais de Criciúma. É que quando ela chega os monitores do estacionamento rotativo estão liberados de trabalhar. Assim, ao menos, foi nos últimos dias, embora o esforço da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (ASTC) em minimizar o fato.

"É que quando chove o monitor não tem como colocar a advertência dentro de uma capa. Ela é posta no vidro do carro e, com a chuva, ela molha e fica de difícil visualização", conta o gerente de Trânsito e Transportes da ASTC, Paulo Borges. "Mas não existe qualquer orientação prática de folga para os monitores quando chove", garante o coordenador do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana.

Não é, porém, o que a reportagem testemunhou nas ruas. Em dois dias de chuva, algumas caminhadas em pontos centrais e nada de encontrar qualquer monitor para pagar pelo carro estacionado. "Quando chove realmente notificamos menos, pela dificuldade de deslocamento do monitor, já que eles ficam mais tempo debaixo das marquises", adiciona Fontana. "Mas existe sim o monitoramento na chuva, só muda a abordagem da fiscalização", pontua.

Mas é voz corrente na cidade a ausência efetiva dos monitores quando o tempo não ajuda. "Tem sido assim, como tem sido em outras cidades também", conta um morador da rua Rui Barbosa, usuário assíduo das vagas demarcadas. A informação do gerente, de que havia apenas três capas disponíveis para o contingente, é desmentida pelo coordenador. "Não são 31, mas sim 45 monitores, e todos contam com capa de chuva", informa Fontana. Borges havia citado que apenas três capas estariam disponíveis.

O coordenador do Criciúma Rotativo lembra, ainda, que a greve do funcionalismo na segunda-feira colaborou para a suspensão das atividades dos monitores. "É que eles dependem dos agentes de trânsito que estavam em greve, pois o agente é quem faz valer a infração quando ela se verifica", explica Fontana. 

A despeito do desencontro de informações e da suposta orientação interna de oferecer "mais conforto ao usuário, que fica mais à vontade para estacionar”, não confirmada oficialmente pela autarquia, a ASTC reforça que há inscrições em andamento para o concurso que vai contratar 30 monitores efetivos e 15 para o cadastro de reserva.  As provas serão realizadas no dia 2 de julho, com a assinatura dos contratos em 28 de julho e validade inicial de um ano.