InternetData CenterAssinante

Cada realidade, uma placa para estacionar

Cada realidade, uma placa para estacionar
Foto: Divulgação
Por Denis Luciano Em 11/05/2017 às 16:22

O que cada placa de estacionamento indica pelas ruas da cidade? A dúvida foi levantada pela farmacêutica Iracema Nazário, que solicitou à ASTC a instalação de uma diante do estabelecimento que administra na Próspera e não ficou satisfeita com o resultado.

“A nossa placa foi colocada com limite de horário”, reclama. “Acontece que eu só tenho uma vaga defronte à farmácia e do lado tem uma lanchonete que acaba usando a nossa vaga”, acrescenta. 

Em dúvida, Iracema conta que percorreu a cidade em busca de outras placas do gênero para saber se todas traziam a mesma indicação para estacionar com limites de horário. “E não, fotografei outras placas que não tem essa restrição. Fiz um recurso na ASTC e meu pedido para tirar aquele horário da placa foi indeferido”, destaca. Na placa em frente à farmácia consta que é permitido estacionar por 15 minutos, com pisca alerta ligado, entre 7 e 19h de segunda a sexta-feira e das 7 às 13h aos sábados.

As normas das placas

“Há uma resolução do Contran que regulamenta essas placas”, explica a engenheira Caroline Paim Zanette, da ASTC. “Optamos por 15 minutos como tempo limite para efeitos de fiscalização. Poderíamos colocar até 30 minutos”, observa. No caso reclamado, da Próspera, a engenheira pondera que, provavelmente, o pedido não especificou se tratar de uma farmácia. “Existe um regramento para o tipo de estabelecimento, a localização dele, a quantidade de vagas e o fluxo médio da região”, explana.

Ela lembra que há placas de vagas para idosos e deficientes, que não especificam horário. “Ali é possível estacionar 24 horas”, resume. E lembra que há pontos de ruas como Hercílio Luz e Joaquim Nabuco onde só é possível estacionar das 19h às 7h. “No resto do dia, são pistas livres. Há uma regra geral mas cada placa pode respeitar algum fator local, analisado por nossa área técnica”, enfatiza. Caroline conclui mencionando as placas do estacionamento rotativo. "Elas determinam monitoramento das 8 às 18h, depois as vagas estão livres", arremata.