InternetData CenterAssinante

Entenda qual o melhor roteador para a internet Wi-Fi da sua casa

Existem dois padrões de frequência diferentes para roteadores Wi-Fi
Entenda qual o melhor roteador para a internet Wi-Fi da sua casa
Por Redação Engeplus Em 06/10/2020 às 16:30

Sabia que utilizar o roteador correto para o Wi-Fi de sua casa fará com que sua internet chegue até você da forma certa? Se você estiver pensando em substituir ou atualizar seu roteador antigo, você pode encontrar termos como "dual band", que se refere a um roteador com Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz. Pensando nisso, a equipe da Engeplus Internet preparou uma explicação sobre os tipos de roteadores existentes. Confira:

Existem dois padrões de frequência diferentes para roteadores Wi-Fi. O primeiro, e também mais comum, é o de frequência 2,4GHz. Já o segundo é o que utiliza a frequência de 5GHz, que é tão antiga como a primeira, porém apenas agora vem se tornando popular. Uma transmissão sem fio a 2,4 GHz fornece internet para uma área maior, mas sacrifica a velocidade, enquanto 5 GHz fornece velocidades mais rápidas para uma área menor.

Cada roteador é projetado para fornecer um determinado conjunto de frequências, e você deve considerar qual banda e canal Wi-Fi atenderá melhor às suas necessidades e fornecerá o desempenho ideal. Um roteador de banda dupla selecionável oferece uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz, mas você só poderá usar uma de cada vez. Há vários fatores que determinam qual banda seus dispositivos devem utilizar. Muitos dispositivos no mundo de hoje utilizam a frequência de 2,4 GHz, incluindo microondas, câmeras de monitoramento, telefone sem fio, etc...

Embora você possa não ter muitos desses dispositivos em sua casa, se você mora em um apartamento cercado por outras pessoas, é provável que essa banda de 2,4 GHz esteja congestionada com vários dispositivos. Em todos os aspectos, optar pela frequência de 5 GHz é a melhor opção, pois o usuário terá mais canais e poderá se isolar de outras redes, além de sofrer muito menos interferência. Para utilização da rede Wi-fi 5GHz, o roteador deve ser compativel com esta tecnologia, assim como todos os dispositivos utilizados.

Para mais dicas como esta, acesse a área do cliente Engeplus, e tenha acesso facilitado a vídeos exclusivos com informações para aproveitar melhor a sua internet! Clique aqui.