InternetData CenterAssinante

SW Criciúma Industry premia solução para o segmento têxtil com o primeiro lugar

Renove propôs conectar empresas que vendem matéria-prima inutilizada com compradores
SW Criciúma Industry premia solução para o segmento têxtil com o primeiro lugar
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 10/06/2019 às 13:43

A jornada de 54 horas para transformar uma ideia em projeto de negócio do Startup Weekend Criciúma Industry, percorrida por cerca de 100 pessoas, teve a coroação no início da noite deste domingo, dia 9. A consagração máxima ficou com o time Renove, responsável por estruturar uma plataforma de gestão de matéria-prima para a indústria têxtil. Os campeões eleitos por um jurado técnico superaram outras 11 equipes da edição realizada na SATC.

Muito aquém do produto concebido em um árduo trabalho durante todo o fim de semana, a ideia vencedora esteve entre as mais votadas pelos próprios participantes na sexta-feira, dia 7. A proposta levada por um consultor de empresas de softwares com clientes no segmento têxtil convenceu outros oito participantes, das áreas de negócios, indústria, desenvolvimento de softwares e designers, a entrar no time.

“É uma necessidade recorrente dessas empresas uma melhor gestão de matérias-primas não utilizadas, principalmente tecidos, e a nossa plataforma se propõe a conectar essas indústrias com outras interessadas em adquirir esses itens parados ou até para serem descartados. O resultado veio depois de uma experiência incrível, com muita pesquisa, indo atrás de informações e validações”, enalteceu Marcelo Michels, um dos integrantes da Renove.

A comissão do Startup Weekend Criciúma Industry tomou para si a missão de promover a missão pioneira de organizar o evento com a vertical da indústria, ou seja, todas as ideias desenvolvidas durante o fim de semana tinham como obrigação resolver problemas ou gerar inovação em para esse setor. “Tivemos parcerias com várias comunidades locais ligadas ao ecossistema da inovação e a participação de indústrias com o propósito de estimular esse processo na nossa economia”, comentou o membro do comitê responsável pela realização, Jefferson Machado.

Em outubro tem mais

Firmado no calendário de Criciúma, o Startup Weekend volta à cena ainda esse ano na cidade de 4 a 6 de outubro. Diferente da edição promovida na SATC nesse fim de semana, os participantes poderão levar ideias destinadas a qualquer setor, não somente indústria. “Com apoio de uma metodologia, a galera tem o objetivo de formar projetos de negócios que resolvam problemas reais, reproduzíveis em larga escala e rentáveis”, explica o designer e consultor Igor Drudi, um dos 11 profissionais experientes que atuaram como mentores dos grupos.

Os campeões do SW Criciúma Industry

  • 1º lugar: Renove (software de gestão de matéria-prima para a indústria têxtil);
  • 2º lugar: Low Cracker (produto que automatiza parte do controle de qualidade nas indústrias cerâmicas);
  • 3º lugar: Gestão Granja (aplicativo de coleta e processamento de dados para monitoramento de aviários);
  • Menção Honrosa: Dramaq (ferramenta de automatização e otimização das manutenções em máquinas industriais.

Colaboração: João Pedro Alves / Alfa Comunicação Empresarial