InternetData CenterAssinante

Criciúma recebe troféu Prefeito Inovador de SC no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Cidade-sede do evento se destacou pela implantação da Consulta Prévia Online
Criciúma recebe troféu Prefeito Inovador de SC no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
Foto: Beatriz Formanski / Prefeitura Criciúma
Por Redação Engeplus Em 21/03/2019 às 19:02

O município de Criciúma foi reconhecido com o prêmio Prefeito Inovador de Santa Catarina, entregue na manhã desta quinta-feira, dia 21, ao prefeito Clésio Salvaro pela Rede Cidades Digitais, responsável pelo 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais. O evento, sediado em Criciúma, está sendo realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e reúne aproximadamente 300 pessoas de seis estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e São Paulo.

Outras 19 cidades catarinenses também receberam o prêmio pelos investimentos voltados para o setor de tecnologia. De acordo com Salvaro, o Governo de Criciúma se dedica para implantar novas plataformas tecnológicas, pois uma cidade que não investe em tecnologia é uma cidade que não avança na qualidade do serviço público prestado aos cidadãos. “Nós temos como exemplo a Consulta Prévia Online, motivo do prêmio, que permite que o cidadão resolva seus problemas na ponta dos dedos. A Prefeitura de Criciúma acaba economizando mais de R$ 30 mil em impressões que eram realizadas no Paço Municipal para emitir a consulta prévia de imóveis”, declara.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, Criciúma tem se preparado para ser uma cidade inteligente com os investimentos tecnológicos voltados, em especial, para as áreas de saúde, educação e transporte. “Nós estamos conseguindo muitos recursos e parcerias que estão possibilitando resultados para entregar serviços de forma facilitada aos moradores, como a facilidade na abertura de empresas e as consultas de imóveis”, ressalta.  

Congresso Catarinense

O 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais iniciou às 8h30 e seguiu com uma programação diversificada até às 17 horas. As palestras foram voltadas ao compartilhamento de informações, ideias e experiências. O objetivo foi expor exemplos positivos adotados por municípios. Um case de sucesso é a 1Doc, uma plataforma de comunicação e gestão documental para órgãos públicos. “A nossa empresa economiza dinheiro público, reduz impressões e colabora com o meio ambiente, utilizando informações de maneira integrada”, explica o fundador da plataforma, Jéferson de Castilhos.

Outro exemplo de ferramenta tecnológica útil para a gestão pública foi apresentado pelo gerente de negócios da Inovadora Sistemas, Ronaldo Pozzobon, que explicou como utilizar informações atreladas a gestão, resultando em qualidade com mais agilidade, produtividade e assertividade na melhora da comunicação. A plataforma é voltada para as áreas de saúde e assistência social, visando a organização de prontuários e cadastros. O congresso segue a partir das 8 horas desta sexta-feira, dia 22.

Colaboração: Beatriz Formanski / Prefeitura Criciúma