InternetData CenterAssinante

Colearning começa atividades com quatro startups instaladas

Inauguração da incubadora aberta da Satc aconteceu nesta segunda-feira
Colearning começa atividades com quatro startups instaladas
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 02/07/2019 às 13:36

Conectar comprador e fornecedor da indústria metalmecânica para aquisição de matéria-prima e insumos. Este é o objetivo da Proxpect, uma das primeiras startups do Colearning Satc inaugurado nessa segunda-feira, dia 1. A nova incubadora aberta da Satc funciona no Centro Tecnológico e é um ambiente colaborativo de negócios.

Gabriel Mello Sombrio é um dos sócios da Proxpect. Ele largou o emprego no setor de vendas de uma empresa para apostar na ideia com mais dois amigos. Escolheram o Colearning Satc para dar suporte aos negócios. “A gente veio para cá para adquirir conhecimento, fazer contatos e interagir com outras startups que estão começando”, afirmou.

Mais do que um espaço para locação de mesas e cadeiras, a incubadora aberta da Satc vai oferecer serviços de mentoria com facilitadores e parceiros. “A ideia é que os incubados consumam o que é oferecido na Satc, virando um ciclo vicioso de sucesso”, destacou o coordenador do Centro Tecnológico, Luciano Biléssimo.

Durante a inauguração realizada nessa segunda-feira, o diretor de desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Claiton Pacheco, lembrou da importância de se ter uma instituição como a Satc por trás de ideias inovadoras. “A gente sabe que uma startup com apoio de quem tem experiência faz toda a diferença”, lembrou.

Colearning é uma das etapas da Plataforma Satc 2030 que tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação na região. “Ele é parte deste processo de revolução que a Satc 2030 vem passando. Inovação vai muito além de parede, é mentoria, é inteligência, e isso nós temos plena condição de fornecer por aqui”, destacou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Quatro startups darão início às atividades da incubadora. As novas empresas atuam em áreas diversas que vão desde reciclagem de adubo orgânico ao compartilhamento dos processos de manufatura da indústria. O local, situado no segundo andar do CTSatc, possui recursos de software (pessoas e mentoria) e hardware (salas de reuniões, mesas compartilhadas, etc), entre outras facilidades.

Acompanharam o lançamento do novo local de inovação da Satc entidades referência em ensino, como o presidente da FAPESC, Fabio Zabot Holthausen, a gerente regional Sul SESI/SENAI, Graziela da Silva Branco e o diretor geral do IFSC Criciúma, Lucas Dominguini.   

Colaboração: Satc