InternetData CenterAssinante

Criciumense retorna à cidade para palestrar sobre Experiência de Usuário

Serão palestras com profissionais de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio
Criciumense retorna à cidade para palestrar sobre Experiência de Usuário
Por Redação Engeplus Em 14/05/2018 às 10:58

Natural de Criciúma, mas reside em São Paulo há 14 anos, Carla de Bona retorna à cidade para palestrar no Criciúma Dev Conference, dia 19, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), das 8 às 18 horas. O evento busca fomentar ideias e colocar o município no centro dos grandes encontros de tecnologia do Brasil.

Com o tema “UX GUERREIRO – Como uma startup pode ir para a guerra com UX como arma?”, Carla manifesta a pertinência em voltar à terra natal para palestrar sobre um assunto tão atual. “É muito importante os eventos saírem dos grandes centros e se espalharem pelo Brasil porque isso faz com que se crie uma cultura de inovação. É bom ver um evento desse porte em Criciúma”, enaltece Carla.

O termo UX - User Experience (Experiência do Usuário) foi utilizado pela primeira vez por Donald Norman a partir da década de 1990, com a justificativa de usar uma expressão que englobasse toda a experiência do usuário. Mas, segundo Carla, a sociedade em geral começou a pensar mais sobre UX devido ao mundo digital. “O UX é um conjunto de elementos relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, onde o resultado gera uma percepção positiva ou negativa”, comenta.

A experiência no mundo físico já conhecemos há muito tempo. “Quando estamos sentados em uma cadeira, isso é uma experiência que pode ser boa ou ruim. Já no mundo digital, isso é algo teoricamente novo e vital para as empresas virtuais devido à alta concorrência e com isso as experiências podem ser descartadas facilmente”, reforça Carla.  Ou seja, até chegar a ser chamada de “experiência de usuário”, ocorre um processo importante no design UX onde as ações, percepções e motivação que interagem com o indivíduo formam as experiências das pessoas que resultam em respostas emocionais.

A importância do profissional de UX Designer

Desta forma, o profissional de UX Design tem como principal desafio compreender as necessidades do usuário afim de desenvolver formas de interação no mundo virtual que alcancem níveis máximos de satisfação pessoa X produto, ou, produto X máquina.  Caso essa interação seja negligenciada, o produto final da marca pode não obter o sucesso esperado tanto para as empresas quanto para os usuários.

De acordo com Carla, o mercado de UX Design ainda não é maduro no Brasil como já é na Europa e nos Estados Unidos. “Por isso, nesse momento em nosso país, o profissional precisa criar engajamento e mostrar o valor do UX para difundir a experiência de usuário. Porque as empresas entendem a necessidade, mas não sabem como fazer, por isso é importante criar cultura”, manifesta.

Como participar do Criciúma Dev Conference

Para adquirir o ingresso do Criciúma Dev Conference, basta acessar o site www.sympla.com.br/criciuma-dev-conference__213460 e garantir espaço no evento.  Para saber mais informações, acesse: https://criciumadev.com.br/conference

Anúncio