Tecnologia

Criciúma DEV

Criciumense retorna à cidade para palestrar sobre Experiência de Usuário

Serão palestras com profissionais de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio

14
MAI
2018
| 10h58
10h58
Redação Engeplus
Especial
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Natural de Criciúma, mas reside em São Paulo há 14 anos, Carla de Bona retorna à cidade para palestrar no Criciúma Dev Conference, dia 19, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), das 8 às 18 horas. O evento busca fomentar ideias e colocar o município no centro dos grandes encontros de tecnologia do Brasil.

Com o tema “UX GUERREIRO – Como uma startup pode ir para a guerra com UX como arma?”, Carla manifesta a pertinência em voltar à terra natal para palestrar sobre um assunto tão atual. “É muito importante os eventos saírem dos grandes centros e se espalharem pelo Brasil porque isso faz com que se crie uma cultura de inovação. É bom ver um evento desse porte em Criciúma”, enaltece Carla.

O termo UX - User Experience (Experiência do Usuário) foi utilizado pela primeira vez por Donald Norman a partir da década de 1990, com a justificativa de usar uma expressão que englobasse toda a experiência do usuário. Mas, segundo Carla, a sociedade em geral começou a pensar mais sobre UX devido ao mundo digital. “O UX é um conjunto de elementos relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, onde o resultado gera uma percepção positiva ou negativa”, comenta.

A experiência no mundo físico já conhecemos há muito tempo. “Quando estamos sentados em uma cadeira, isso é uma experiência que pode ser boa ou ruim. Já no mundo digital, isso é algo teoricamente novo e vital para as empresas virtuais devido à alta concorrência e com isso as experiências podem ser descartadas facilmente”, reforça Carla.  Ou seja, até chegar a ser chamada de “experiência de usuário”, ocorre um processo importante no design UX onde as ações, percepções e motivação que interagem com o indivíduo formam as experiências das pessoas que resultam em respostas emocionais.

A importância do profissional de UX Designer

Desta forma, o profissional de UX Design tem como principal desafio compreender as necessidades do usuário afim de desenvolver formas de interação no mundo virtual que alcancem níveis máximos de satisfação pessoa X produto, ou, produto X máquina.  Caso essa interação seja negligenciada, o produto final da marca pode não obter o sucesso esperado tanto para as empresas quanto para os usuários.

De acordo com Carla, o mercado de UX Design ainda não é maduro no Brasil como já é na Europa e nos Estados Unidos. “Por isso, nesse momento em nosso país, o profissional precisa criar engajamento e mostrar o valor do UX para difundir a experiência de usuário. Porque as empresas entendem a necessidade, mas não sabem como fazer, por isso é importante criar cultura”, manifesta.

Como participar do Criciúma Dev Conference

Para adquirir o ingresso do Criciúma Dev Conference, basta acessar o site www.sympla.com.br/criciuma-dev-conference__213460 e garantir espaço no evento.  Para saber mais informações, acesse: https://criciumadev.com.br/conference

Leia mais sobre: criciuma, palestra, criciúma dev
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Cortes Mirim e 3ª Idade são eleitas para a 10ª Festa do Colono de TrevisoEspetáculo Gran Circo lota teatro do Parque AmbientalPalestra apresentou o Empretec na ACIVABarão Vermelho e decoração temática da Rússia marcam Comenda ColibriCarros colidem na SC-100, em JaguarunaSábado para tirar dúvidas sobre as Doenças Intestinais