navegue nos blocos da capa

Tecnologia

Pesquisa

Satc terá carro elétrico até o fim do ano

07
AGO
2017
| 11h10
11h10
Denis Luciano
Especial
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Portal Satc / Divulgação

A Europa discute a retirada das ruas de carros movidos a diesel e gasolina. No Reino Unido e na França a meta é proibir a venda destes até 2040. O Brasil está longe deste debate, mas a tecnologia do carro elétrico, já bastante desenvolvida na União Europeia, ganha terreno por aqui, mais especificamente em Criciúma.

Encarando o carro elétrico como futuro dos transportes, a Satc lança um projeto multidisciplinar envolvendo graduação e cursos técnicos desenvolvendo o sistema de funcionamento do motor do automóvel. A meta na instituição é usá-lo no ensino, aprendizagem e formação de profissionais na área. O carro deve entrar em operação no fim do ano.

“Nós já adquirimos o motor e estamos na fase de testes para colocá-lo andando aqui dentro da instituição”, explicou o professor e um dos pesquisadores, Sérgio Siqueira. Por enquanto, professores e alunos elaboram o procedimento de conversão da combustão para a eletricidade. Desempenho do consumo e velocidade do veículo também estão sendo experimentados. A recarga do carro se dará em equipamentos específicos, conhecidos como eletro-postos, que já existem em vários países.

“É um caminho sem volta, por questões tecnológicas e sustentáveis, por isso é importante formarmos mão de obra para grandes montadoras que hoje sentem falta destes profissionais”, comentou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares.  

A Itaipu Binacional é uma das instituições que tem investido em pesquisa de carros elétricos e é parceira da Satc neste projeto junto com os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda da Faculdade Satc e o curso técnico de Manutenção Automobilística do Colégio Satc.

(Colaboração: Portal Satc)

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Grupo Forauto realiza campanha Natal em DobroDupla condenada por tentativa de homicídio foge de delegaciaAcidente entre carro e caminhão deixa vítima presa nas ferragensAcadêmicos evidenciam tendências do verão 2019 no EnModaEm ritmo de fuga conseguiu tornar-se um dos melhores filmes do anoNoite de homenagens da Câmara de Vereadores