InternetData CenterAssinante

Satc terá carro elétrico até o fim do ano

Satc terá carro elétrico até o fim do ano
Foto: Portal Satc / Divulgação
Por Denis Luciano Em 07/08/2017 às 11:10

A Europa discute a retirada das ruas de carros movidos a diesel e gasolina. No Reino Unido e na França a meta é proibir a venda destes até 2040. O Brasil está longe deste debate, mas a tecnologia do carro elétrico, já bastante desenvolvida na União Europeia, ganha terreno por aqui, mais especificamente em Criciúma.

Encarando o carro elétrico como futuro dos transportes, a Satc lança um projeto multidisciplinar envolvendo graduação e cursos técnicos desenvolvendo o sistema de funcionamento do motor do automóvel. A meta na instituição é usá-lo no ensino, aprendizagem e formação de profissionais na área. O carro deve entrar em operação no fim do ano.

“Nós já adquirimos o motor e estamos na fase de testes para colocá-lo andando aqui dentro da instituição”, explicou o professor e um dos pesquisadores, Sérgio Siqueira. Por enquanto, professores e alunos elaboram o procedimento de conversão da combustão para a eletricidade. Desempenho do consumo e velocidade do veículo também estão sendo experimentados. A recarga do carro se dará em equipamentos específicos, conhecidos como eletro-postos, que já existem em vários países.

“É um caminho sem volta, por questões tecnológicas e sustentáveis, por isso é importante formarmos mão de obra para grandes montadoras que hoje sentem falta destes profissionais”, comentou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares.  

A Itaipu Binacional é uma das instituições que tem investido em pesquisa de carros elétricos e é parceira da Satc neste projeto junto com os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda da Faculdade Satc e o curso técnico de Manutenção Automobilística do Colégio Satc.

(Colaboração: Portal Satc)