InternetData CenterAssinante

Moovit, os ônibus na palma da mão em Criciúma

Moovit, os ônibus na palma da mão em Criciúma
Foto: Divulgação
Por Denis Luciano Em 08/08/2017 às 11:35

Os usuários do transporte coletivo em Criciúma vão ganhar um importante aliado em no máximo 90 dias: a tecnologia. O Grupo Técnico de Trabalho (GTT) formado recentemente por iniciativa da prefeitura para estudar medidas de incremento do serviço está, em paralelo com o diagnóstico que mapeia o número de passageiros e o perfil deles, desenvolvendo a inserção da frota local de ônibus no aplicativo Moovit.

“Com o Moovit, os usuários poderão monitorar em tempo real onde os ônibus estão, quanto tempo levarão para chegar em suas paradas e para levar até o destino”, explica o coordenador do GTT, Celito Cardoso. “É um apoio fundamental com informação e tecnologia para os passageiros e até um componente de segurança, pois as pessoas poderão organizar seus horários para não aguardar muito tempo pelos ônibus nas rotas”, detalha.

O Moovit é um aplicativo gratuito de mobilidade urbana e perfeitamente adequado às demandas do transporte coletivo. “Basta que terminemos de preparar a estrutura técnica de fornecimento das imagens e informações para então adicionar aplicativo e disponibilizar à população. Cremos que será possível lançar isso em 60 ou no máximo 90 dias”, projeta o coordenador.

Para alimentar a plataforma, será necessário equipar todos os ônibus que circulam em Criciúma com aparelhos de GPS. “Alguns já tem, outros estão sendo instalados, e vamos equipar toda a frota para que as pessoas consigam, na tela do smartphone, acompanhar o roteiro dos ônibus, calcular suas viagens e, assim, dar esse ganho de qualidade que o sistema precisa para aumentar o número de passageiros”, aponta Cardoso, já direcionando para uma das necessidades, o equilíbrio do custo do sistema de transporte com a demanda, que está em decréscimo ano após ano.

Na prática, como vai ser?

Um estudante reside na Avenida dos Imigrantes, no Rio Maina, e quer se deslocar até a Unesc. Ele vai consultar o Moovit para saber que horas o ônibus passará em seu ponto de embarque, e terá de imediato, na tela, o cálculo do tempo de viagem até o destino.

“Com isso, o passageiro poderá ir para a parada no horário correto, sem muita espera, e como os ônibus serão monitorados em tempo real pelo GPS qualquer alteração será informada de pronto”, pontua Cardoso. “Os usuários vão poder planejar as suas viagens de casa. Baixa o Moovit, alimenta ele com o endereço mais próximo de embarque e o horário adequado e ficará assistindo a viagem do ônibus pelo celular”, completa.

Assim que o sistema estiver preparado a prefeitura vai realizar uma ampla campanha de divulgação. “Vamos aos terminais com monitores para explicar o funcionamento à população e ensinar as pessoas a baixar o aplicativo e fazer uso dele, sem qualquer custo”, conclui Cardoso.