navegue nos blocos da capa

Tecnologia

Microsoft Brasil emite nota explicativa sobre vírus que afetou área de T.I

Orientações oficiais são repassadas pelo Microsoft Brasil

15
MAI
2017
| 16h41
16h41
Núcleo de Profissionais e Gestores de T.I
Especial
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Microsoft Libera nota oficial sobre o software malicioso "WannaCrypt" - Veja na íntegra comunicado.

Desde sexta-feira muitos dos nossos clientes em todo o mundo e os sistemas críticos de que dependem foram vítimas de software malicioso "WannaCrypt". 

Precisamos estar muito próximos de nossos clientes os suportando e direcionando nesse momento e vocês são fundamentais nisso. 
 
A Microsoft trabalhou durante todos esses dias para garantir que compreendemos o ataque e tomamos todas as medidas possíveis para proteger nossos clientes. 
 
Estamos tomando um passo em caráter de exceção em fornecer uma atualização de segurança para todos os clientes e proteger as plataformas Windows que estão no suporte estendido, incluindo Windows XP, Windows 8 e Windows Server 2003. Os clientes que utilizam o Windows 10 não foram segmentados pelo ataque.

Vocês podem acompanhar todos os detalhes no tweet em português ligado ao blog - https://twitter.com/MicrosoftBr/status/863468052620472321

Em março, lançamos uma atualização de segurança que aborda a vulnerabilidade que esses ataques estão explorando. Aqueles que têm o Windows Update habilitado estão protegidos contra ataques a esta vulnerabilidade. Para as organizações que ainda não aplicaram a atualização de segurança, sugerimos que implantem imediatamente o Boletim de Segurança Microsoft MS17-010 -  https://technet.microsoft.com/en-us/library/security/ms17-010.aspx

Para clientes que usam o Windows Defender, lançamos hoje uma atualização que detecta esta ameaça como Ransom: Win32 / WannaCrypt - https://www.microsoft.com/security/portal/threat/encyclopedia/Entry.aspx?Name=Ransom:Win32/WannaCrypt  Como uma medida adicional de "defesa em profundidade", mantenha o software anti-malware atualizado instalado em suas máquinas. 
 
Esse tipo de ataque pode evoluir ao longo do tempo, então qualquer estratégia adicional de defesa em profundidade fornecerá proteções adicionais. (Por exemplo, para proteger ainda mais contra ataques SMBv1, os clientes devem considerar o bloqueio de protocolos legados em suas redes). - https://aka.ms/disablesmb1 

Também sabemos que alguns de nossos clientes estão executando versões do Windows que não recebem mais suporte dentro do ciclo de vida. Isso significa que esses clientes não receberam a atualização de segurança acima mencionada lançada em março. 
 
Dado o potencial impacto para os clientes e seus negócios, tomamos a decisão de fazer a atualização de segurança para plataformas em suporte estendido, abrangendo o Windows XP, Windows 8 e Windows Server 2003, já disponíveis para download.
 
http://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=KB4012598

Esta decisão foi tomada com base na avaliação desta situação, com o princípio de proteger o nossos clientes em geral.

Alguns dos ataques observados usam táticas de phishing comuns, incluindo anexos maliciosos. Os clientes devem estar vigilantes ao abrir documentos de fontes não confiáveis ou desconhecidas. 
Para clientes do Office 365, estamos continuamente monitorando e nos atualizando para proteger contra esses tipos de ameaças, incluindo Ransom: Win32 / WannaCrypt. 
 
Mais informações sobre o próprio malware estão disponíveis no Microsoft Malware Protection Center no blog Segurança do Windows. 
 
https://blogs.technet.microsoft.com/msrc/2017/05/12/customer-guidance-for-wannacrypt-attacks/
 
Importante ressaltar que, a liberação desta atualização é uma exceção muito pontual. Caso tenham produtos fora do ciclo de vida, um contrato específico de suporte é oferecido para os que clientes que estão em fase de planejamento de migração para versões mais recentes

Fonte: MicrosoftBrasil

Leia mais sobre: nti
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Seminário da Diversidade reúne 100 pessoas, em CriciúmaFesta junina embala participantes do Programa Ritmo e Saúde15ª Feijoada do Bairro com a Câmara da Mulher EmpresáriaAtualizada: Motociclista morre após colisão com automóvelFeijoada movimenta o sábado solidário no Bairro da JuventudeResidencial geriátrico será inaugurado em Içara