navegue nos blocos da capa

Tecnologia

Primeira do Brasil

Laguna terá a primeira usina Termosolar do Brasil

Parte da energia gerada deverá ser utilizada na ponte Anita Garibaldi

17
NOV
2017
| 15h44
15h44
Marcelo De Bona
Especial
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Laguna receberá a primeira usina Termosolar do Brasil. O projeto, de iniciativa da Eletrosul, ocupará uma área de cerca de 1,5 hectare, com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

O recurso virá do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um estudo será realizado para verificar a viabilidade da instalação da usina na área do Porto Pesqueiro. “Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, conta o prefeito de Laguna, Mauro Candemil.

O que é uma usina termosolar?

Termosolar é uma termoelétrica que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade. Diferente do sistema fotovoltaico tradicional.

Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade através de uma turbina ou motor.

A tecnologia que será utilizada na Termosolar, em Laguna, será através de cilindro parabólico. É uma energia totalmente limpa e renovável.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Motoboys realizam homenagem a motociclista que morreu em acidente“Mãos unidas” em horário especial de NatalEscola Sem Partido é aprovada em meio a protesto Lançamento da 10ª Vindima Goethe é nesta terça-feiraIncêndio destrói casa de 90 m²Criciúma unida pela magia do Natal