Tecnologia

Primeira do Brasil

Laguna terá a primeira usina Termosolar do Brasil

Parte da energia gerada deverá ser utilizada na ponte Anita Garibaldi

17
NOV
2017
| 15h44
15h44
Marcelo De Bona
Especial
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Laguna receberá a primeira usina Termosolar do Brasil. O projeto, de iniciativa da Eletrosul, ocupará uma área de cerca de 1,5 hectare, com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

O recurso virá do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um estudo será realizado para verificar a viabilidade da instalação da usina na área do Porto Pesqueiro. “Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, conta o prefeito de Laguna, Mauro Candemil.

O que é uma usina termosolar?

Termosolar é uma termoelétrica que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade. Diferente do sistema fotovoltaico tradicional.

Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade através de uma turbina ou motor.

A tecnologia que será utilizada na Termosolar, em Laguna, será através de cilindro parabólico. É uma energia totalmente limpa e renovável.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Aniversariantes neste dia 24/02Finais do 48º Banana Bowl ocorrem neste sábadoCriciumense conta em livro como foi viagem ao AlaskaSindicatos de contabilistas de todo o Estado se reúnem em Nova VenezaMortes por afogamento nas praias de SC caem pela metadeAbertura oficial e escolha das soberanas acontece nesta sexta-feira