InternetData CenterAssinante

Laguna terá a primeira usina Termosolar do Brasil

Parte da energia gerada deverá ser utilizada na ponte Anita Garibaldi
Laguna terá a primeira usina Termosolar do Brasil
Foto: Divulgação
Por Marcelo De Bona Em 17/11/2017 às 15:44

Laguna receberá a primeira usina Termosolar do Brasil. O projeto, de iniciativa da Eletrosul, ocupará uma área de cerca de 1,5 hectare, com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

O recurso virá do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um estudo será realizado para verificar a viabilidade da instalação da usina na área do Porto Pesqueiro. “Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastecer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, conta o prefeito de Laguna, Mauro Candemil.

O que é uma usina termosolar?

Termosolar é uma termoelétrica que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade. Diferente do sistema fotovoltaico tradicional.

Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade através de uma turbina ou motor.

A tecnologia que será utilizada na Termosolar, em Laguna, será através de cilindro parabólico. É uma energia totalmente limpa e renovável.

Anúncio