navegue nos blocos da capa

Tecnologia

Criciúma

A tecnologia como ferramenta de aprendizagem

Senai Conecte oferece conteúdos diferenciados no contra turno do Novo Ensino Médio

30
OUT
2017
| 15h32
15h32
Redação Engeplus
Especial
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

A capacidade de criação que pode levar ao empreendedorismo. É com esta dinâmica que aulas são oferecidas aos alunos do Ensino Médio Conecte Senai Criciúma através do manuseio de impressoras 3D, uma realidade já presente em empresas e grandes universidades. Seguindo nesta linha tecnológica, o desenvolvimento de um satélite, que será lançado no espaço até o fim do próximo ano, também é uma realidade dos estudantes.

Com esta característica, da tecnologia aliada com a aprendizagem, que o Ensino Médio Senai Conecte, uma proposta inovadora de ensino está disponível em Criciúma há um ano. Além do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, o estudante tem no seu contra turno conteúdos diferenciados, entre eles estão os relacionados à tecnologia.

Os jovens aprendem na prática o desenvolvimento de protótipos utilizando impressoras 3D. “O aluno projeta o modelo do objeto desejado em três dimensões, através de programas específicos no computador. Realizada esta etapa, o passo seguinte é mandá-lo para a impressão e esperar por alguns minutos ou até horas, período em que o objeto ganha forma, dimensão e profundidade na impressora”, explica o professor e engenheiro mecânico, Paulo Blank.

Segundo o professor, a inserção das impressoras 3D já é uma realidade no mercado de trabalho e em algumas universidades. No Ensino Médio, o Senai Criciúma é uma das instituições pioneiras em disponibilizar aos alunos este aprendizado. “O grande diferencial é a capacidade de criação, visando o empreendedorismo. O jovem pode ter uma ideia de produto e materializá-la. E quem sabe essa ideia pode virar até um negócio. O intuito é estimular a criatividade”, acredita Blank.

Para o estudante Marcos Benedeti Tezza, de 16 anos, desenvolver objetos na tela do computador e, em seguida, vê-los impresso é um grande desafio e um ótimo recurso proporcionado pela tecnologia. “No futuro quero seguir em alguma carreira relacionada ao ramo tecnológico. Até lá sairei com uma grande bagagem de conhecimento”, comenta.

Inédito na região

Alunos do Ensino Médio Conecte também desenvolvem um projeto iniciado neste ano que resultará em um satélite. O CanSat, como é denominado o projeto, é uma metodologia mundial utilizada para ensinar tecnologia espacial condicionada em uma lata de refrigerante ou em um recipiente com um tamanho equivalente. Conforme o cronograma, a intenção é que o satélite seja lançado no espaço até o fim do próximo ano, após todas as etapas concluídas.

“Estamos ainda na fase documentação, fazendo um levantamento de todo o material necessário para esta produção”, explica o coordenador do projeto, Eduardo Soprana Coelho. O lançamento do satélite será inédito na região e os alunos participantes são orientados por uma professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trouxe a metodologia ao Brasil.

De acordo com o professor, o intuito é fazer com que os alunos tenham um aprendizado multidisciplinar. “Esta produção envolve todas as disciplinas como robótica, física, matemática, astronomia e geografia. Esta última, por exemplo, é essencial pois o satélite vai medir a umidade do ar, a pressão, a temperatura, dentre outras medições”, comenta.

Matriculas abertas

As matriculas para o Ensino Médio Conecte já estão abertas. De acordo com o coordenador educacional do Senai Criciúma, Rodrigo Brandelero, as matrículas com desconto se estendem até o dia 10 de novembro. É necessário comparecer na secretaria do Senai com documento de identidade e CPF dos pais e do aluno, além do comprovante de residência. "É um ensino diferenciado com um ensino inovador", comenta Brandelero. Mais informações em (48) 3431-7100.

Leia mais sobre: tecnologia, educaÇÃo, senai
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Studio Voga promove a magia com Espetáculo Velha InfânciaA excelência dos vinhos da serra catarinense e da gastronomia à mesaNovos serviços ou até venda no futuro do ComplexoO alto risco de não ter TV no Catarinense 2018Tarde de orientação e prevenção aos agricultoresAlça do Anel Viário com asfalto só em 2018