InternetData CenterAssinante

Fique atento: seu cel ganha um 9 no próximo domingo

Mudança inclui PR, SC e RS para encerrar o ciclo de expansão
Fique atento: seu cel ganha um 9 no próximo domingo
Por Redação Em 31/10/2016 às 09:13

ESPECIAL / Nei Manique

Todos os telefones móveis (celulares) do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ganham o algarismo 9 à frente dos números atuais a partir do próximo domingo, dia 6. A alteração completa o ciclo de ampliação da oferta do serviço em todo o país, iniciada em São Paulo pela Anatel em 2012.

A determinação exclui a telefonia fixa e os três estados sulistas são os últimos a encampar a adição do nono algarismo. Estão incluídos os códigos de área 41, 42, 43, 44, 45 e 46 no Paraná, 47, 48 e 49 em Santa Catarina e 51, 53, 54 e 55 no Rio Grande do Sul.

Por 40 dias, segundo comunicado da Anatel, as ligações com oito dígitos serão efetuadas, mas "gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens sobre a nova discagem". Findo o período, chamadas com oito dígitos não serão concluídas.

AGENDA TELEFÔNICA
Uma dúvida para os futuros usuários diz respeito à agenda telefônica em cada celular. "Tem que mudar manualmente ou usar um aplicativo da operadora", esclarece o advogado Antônio Linus Rech, natural de Criciúma e residente em São Paulo. "Na época, eu usei um da TIM e mudei tudo numa tacada só."

SAIBA MAIS
Como foi e como termina a inclusão do 9 nos celulares