InternetData CenterAssinante

Crise Econômica e o Reflexo na Área de TI

Crises são ótimas fases para lembrarmos de pontos antes esquecidos
Crise Econômica e o Reflexo na Área de TI
Por Maurício Junkes Mezari Em 25/02/2016 às 14:00

A Tecnologia da Informação está presente no cotidiano, seja na atmosfera de trabalho, na rotina doméstica ou nos momentos de lazer, tornando-se, cada vez mais, uma necessidade que traz muitos benefícios. A crise econômica mundial, que poderia ser considerada um freio para o ritmo de desenvolvimento do setor, é vista com bons olhos por profissionais e especialistas. As corporações buscam ferramentas que possam alavancar negócios e suportar atividades de forma competitiva e eficaz. Sem dúvida alguma, um dos atores deste novo contexto é a área de TI, com seus profissionais, técnicas e sistemas, como o Balanced Scorecard (BSC), o Business Inteligence (BI) e o ERP (Sistema Integrado de Gestão).

Diante do quadro de dificuldades da atualidade, para muitos, pensar em investimentos em tecnologia pode não soar bem, principalmente para os mais conservadores. Contudo, na contramão desse pensamento, muitos executivos têm percebido que, com um bom planejamento o cenário pode ser aperfeiçoado. Diferenciais podem tornar a empresa resistente à “tormenta”, atuando de forma competitiva durante um momento de crise. Fabiana Nascimento (“Mádrage Tecnologia”, 2015), comenta que precisamos apertar os cintos, tomar medidas de redução, cortar despesas, cortar pessoal... “Tudo bem, ok...entendido!  Todos já sabemos disto (alguns já estão até cansados de ouvir a mesma coisa). E depois? Vamos congelar até o ano acabar? Ou seria melhor limpar as nossas lentes e enxergar mais adiante? ”

O cenário ainda é um pouco incerto, mas em tempos de crise, racionalizar custos e a otimização de serviços serão exaustivamente requisitados. Os profissionais da área terão de se manter atualizados às melhores práticas de mercado, unindo os recursos tecnológicos às demandas corporativas, como forma de agregar valor. Ações e projetos com TI bem elaborados e planejados podem e geram, retornos tangíveis e significativos às corporações. A TI assume definitivamente uma função para geração de resultados exponenciais.

Crises são ótimas fases para lembrarmos de pontos antes esquecidos ou pouco apreciados. O planejamento é essencial: O que pode ser eliminado? O que deve ser mantido? O que deve ser melhorado? A tecnologia da informação ajuda na percepção de oportunidades e pode ser indutora do crescimento econômico, abduzindo o “sentimento de crise”.

Em sua perspectiva, você enxerga oportunidades?

Você está preparado para mudanças?

 

[Credito da imagem: hgcode]

______________________________________
Maurício Junkes Mezari
Diretor Administrativo NTI
mauricio@ntisc.com.br
Núcleo de Profissionais e Gestores de TI

ntisc.com.br
facebook.com/nticriciuma
linkedin.com/in/nticriciuma

Gostou do artigo? 
Sugestão, dúvida, elogio ou reclamação? 
Você gostaria de divulgar seu artigo no NTI?
Entre em contato conosco: comunicacao@ntisc.com.br
______________________________________

 
Leia mais sobre: