InternetData CenterAssinante

Dez cavalos atuam no policiamento ostensivo montado e em projetos de equoterapia na região do 9º BPM

O dia na cavalaria montada começa com a lavagem dos animais e escovação
Dez cavalos atuam no policiamento ostensivo montado e em projetos de equoterapia na região do 9º BPM
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 12/11/2021 às 18:49

Os mais de dez cavalos que trabalham no regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), são parte estratégica na segurança pública da cidade. Em parceria com os policiais, os animais atuam tanto no policiamento ostensivo montado, como também em projetos de equoterapia.

O dia na cavalaria montada começa com a lavagem dos animais e escovação. Depois, eles recebem as selas. Todo o processo é feito pelos policiais militares. A cada 40 dias as ferraduras são trocas, de acordo com o casco do animal, sendo colocado quente e queimado para cauterização e higienização. Além da proteção, a ferradura aumenta a tração das patas, serve para compensar defeitos de formação do casco e reduz irregularidades da caminhada.

Através de treinamentos e cuidados específicos, estes equinos adquirem habilidades para auxiliar os policiais militares na manutenção da segurança pública. Devido à sua projeção mais elevada, o policiamento montado permite uma ostensividade maior, que qualquer outra, pois se torna visível para a população, multiplicando a sensação de segurança pela presença policial e servindo como inibidor de conduta ou ação criminosa. 

O cavalo permite ao policial um campo de visão ampliado por encontrar-se em posição superior aos de demais populares, isso lhe possibilita ver e ser visto mesmo em distâncias maiores. A modalidade de Policiamento Montado oferece vantagens para policiamento em eventos, como jogos de futebol e controle de multidão, já que consegue trafegar com facilidade em áreas que pessoas e carros têm dificuldades, como becos, ruas estreitas e terrenos de lama.