InternetData CenterAssinante

Redes de Vizinhos reduzem os números de furtos em Criciúma

Atualmente, o 9º BPM conta com 189 Redes de Vizinhos
Redes de Vizinhos reduzem os números de furtos em Criciúma
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 09/01/2021 às 11:22

Em época de férias é comum que as famílias deixem suas casas para viajar, mas a Polícia Militar (PM) não descansa. Por meio do programa Rede de Vizinhos, em parceria com a população de Criciúma, o 9° Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) está conseguindo diminuir os números de furtos. 

O 9º BPM, comandando pelo tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, conta com 189 Redes de Vizinhos. São mais de 15 mil pessoas atuantes na proteção e na parceria com a Polícia Militar, distribuídas em 10 setores.

Segundo dados da PM, foram registrados 1.643 furtos em 2019. Já em 2020, o número caiu para 1.267, ou seja, totalizando redução de 22%. No período de 1° de janeiro a 15 de dezembro de 2020, o 9°BPM atendeu 35.425 ocorrências, realizou 31.339 programações operacionais (rondas programadas de acordo com análise de necessidade de cada Rede de Vizinhos). “Elas são mensuradas através de análise de dados criminais, coletados por meio de boletins de ocorrências, como, por exemplo, área com maior incidência de furtos, essa é a importância do cidadão realizar o devido boletim, pois muitos negligenciam”, cita Sargento Severo, comandante do setor da Grande Santa Luzia.

Sobre o programa Rede de Vizinhos

O programa é uma estratégia de policiamento em que uma rede é organizada entre a comunidade e o Policiamento Militar, reunindo vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o objetivo de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa dos bairros.

A Rede de Vizinhos busca melhorar a relação entre a Polícia e a comunidade e aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a isenção de perigo físico das pessoas e do patrimônio.