InternetData CenterAssinante

Parentes de presos farão protesto por melhorias no Presídio Santa Augusta durante pandemia

Manifestação acontecerá neste sábado, dia 11, em Criciúma
Parentes de presos farão protesto por melhorias no Presídio Santa Augusta durante pandemia
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Engeplus / Ilustrativa
Por Rafaela Custódio Em 10/07/2020 às 23:17

Parentes de presos farão um protesto na manhã deste sábado, dia 11, em frente ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma. A manifestação acontecerá a partir das 10 horas e será contra as mudanças que aconteceram no sistema prisional em virtude da pandemia do coronavírus. 

A esposa de um detento que está no Presídio Santa Augusta há cinco meses relatou à reportagem do Portal Engeplus que os homens estão informando aos advogados que os presos estão tomando banho na água gelada, estão sem roupas de inverno e que algumas pessoas do presídio estão apresentando sintomas de Covid-19. “As marmitas que eles recebem também estão sendo entregues frias. Meu marido está há cinco meses preso e ele está passando frio, porque quando entrou era calor ainda e por causa da pandemia não conseguimos entregar roupas quentes e nem roupas de cama. Estamos preocupadas com os detentos. Eles erraram, mas eles possuem direitos”, declarou a mulher que preferiu não ter o nome divulgado. 

Ainda segundo a mulher, desde março as visitas estão suspensas em virtude da pandemia, porém os familiares entendem o momento. “Obviamente que é um vírus que ninguém conhece e por isso aceitamos não realizarmos visitas, mas os detentos precisam de cuidados também. Banho gelado? Isso é horrível. Estamos no inverno. Em quatro meses [durante a pandemia] vi meu marido uma vez por chamada de vídeo”, explicou. “Nosso protesto será pacífico e queremos apenas os direitos que eles possuem dentro do presídio, como roupa quente, cuidados com o novo vírus e comida decente”, acrescentou.  

Diretor do presídio rebate acusações

De acordo com o gerente da Unidade Prisional, Rodrigo Ferreira, as medidas que estão sendo tomadas dentro do Presídio Santa Augusta são para evitar o contágio do coronavírus. “Estamos apenas seguindo determinações. Não tem nada de anormal acontecendo dentro do presídio. Os advogados estão lá todos os dias. Nesta sexta-feira [dia 10] recebemos a visita de uma juíza e ela conferiu as decisões que estão sendo tomadas”, afirmou. 

Ainda segundo Ferreira, 21 detentos positivaram para coronavírus, porém todos estão em isolamento dentro do Presídio Santa Augusta. “Todos fizeram o teste e são assintomáticos. Atualmente, temos 1020 homens presos na unidade”, explicou. “Os banhos são aquecidos, sim. Os banhos não são frios, não”, finalizou.