InternetData CenterAssinante

Incêndios no Paço Municipal Marcos Rovaris completam cinco anos

Cerca de 500 m² da estrutura foi atingida pelas chamas
Incêndios no Paço Municipal Marcos Rovaris completam cinco anos
Foto: Arquivo/Decom
Por Redação Em 26/05/2020 às 21:35

A madrugada do dia 27 de maio de 2015 dificilmente será esquecida pelos moradores de Criciúma. Há cinco anos, a história do Paço Municipal Marcos Rovaris, casa da Prefeitura de Criciúma, era manchada por chamas. Um incêndio atingiu aproximadamente 500 m² da estrutura e fechou as portas do edifício inaugurado em 1981. Com o trabalho intenso da Administração Municipal, o local foi reconstruído e reentregue aos munícipes em 2018, durante o aniversário de 138 anos de Criciúma.

“Não há como contar a história de Criciúma sem citar o Paço Municipal Marcos Rovaris. O prédio é a casa de todos os criciumenses e ficou, por mais de 900 dias, com as portas fechadas. Foi um período difícil, mas com muito trabalho e luta, devolvemos o prédio à população de Criciúma”, afirma o prefeito Clésio Salvaro. Onze dias após a primeira ocorrência, um segundo incêndio atingiu a sede da prefeitura, por volta das 13 horas. O fogo começou no piso superior e se alastrou pelos demais departamentos.

 

Reconstrução do Paço Municipal

Com os setores da prefeitura realocados para outros imóveis, os trabalhos de reconstrução do Paço Municipal Marcos Rovaris iniciaram no ano seguinte aos incêndios. “O Paço Municipal é uma grande obra e tem uma enorme importância para Criciúma. Na época em que a estrutura foi inaugurada, a fachada do prédio chamava a atenção de todos”, comenta a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. “Depois dos incêndios, a reconstrução iniciou, mas as obras ficaram paralisadas de setembro de 2016 a 2017”, complementa.

Em janeiro de 2017, após Salvaro decretar situação de emergência no prédio e assinar a ordem de serviço com a empresa Engenharia Castanhel, as obras para reconstruir o imóvel foram retomadas. Os trabalhos receberam investimento de R$ 10 milhões e a prefeitura contou com o auxílio de empresas da cidade, que doaram revestimentos cerâmicos. “Tivemos a alegria de reconstruir o Paço Municipal e entregar um imóvel moderno às pessoas, permitindo que a história do prédio continue sendo escrita”, conta o prefeito.


Colaboração: Jhulian Pereira

Leia mais sobre: