InternetData CenterAssinante

Incêndio atinge apartamento no Centro de Criciúma; idosa e animal de estimação foram socorridos

Fato aconteceu no início da madrugada deste sábado, dia 15
Incêndio atinge apartamento no Centro de Criciúma; idosa e animal de estimação foram socorridos
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 15/08/2020 às 09:17 - Atualizado há 1 mês

Um apartamento( de 100m²) do Edifício Residencial Trier, localizado na rua Dr. José de Patta, na região central de Criciúma, foi atingido por um incêndio no início da madrugada deste sábado, dia 15. Próximo da 1 hora, o Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma foi acionado para atender a ocorrência. Conforme os bombeiros, uma idosa de 76 anos, estava na janela do apartamento solicitando ajuda, quando a viatura chegou no local.

A guarnição entrou no apartamento e ao mesmo tempo que extinguiu as chamas, iniciou as buscas no interior do imóvel. A visibilidade no interior era mínima, dificultando o acesso ao cômodo onde a vítima estava. Após aproximadamente três minutos de buscas no interior do apartamento, a vítima foi encontrada no quarto de casal consciente e orientada. Ela foi retirada em segurança até uma ambulância do SAMU (USA 01), sendo encaminhada ao Hospital São José. O gato de estimação foi encontrado dentro do banheiro com hipotermia e dispnéia, sendo deixado aos cuidados de um vizinho.

Antes dos bombeiros chegarem no edifício, vizinhos já haviam arrombado a porta e estavam tentando extinguir as chamas que estavam concentradas no sofá da sala de estar, utilizando o sistema hidráulico preventivo da edificação e um extintor do corredor do prédio. Os bombeiros deram sequência aos trabalhos, finalizando a extinção e realizando o rescaldo, sendo que para isso utilizaram aproximadamente 100 litros de água. 

Ainda conforme os bombeiros, o incêndio ocasionou danos em todos os cômodos do imóvel devido a fuligem, sendo que a sala de estar foi o local mais atingido, danificando móveis, eletroeletrônicos e a estrutura do teto do imóvel que apresentou várias rachaduras.

 Após a extinção das chamas foi realizado ventilação positiva com o ventilador a combustão da viatura. O local foi isolado com fita zebrada e deixado em segurança. A Polícia Militar esteve no local, prestando apoio à guarnição dos bombeiros. Não há informação sobre o que causou o incêndio.

Cabe ressaltar que o soldado Melo do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) estava de folga e percebeu que a idosa estava na janela solicitando ajuda. Ele fez contato com os bombeiros e correu para o local, onde organizou os moradores para saírem do prédio. Além disso, ele combateu as chamas até a chegada dos bombeiros com mais equipamentos, auxiliando os trabalhos até o salvamento da idosa e do animal de estimação.