InternetData CenterAssinante

Capitão do Corpo de Bombeiros orienta sobre prevenção de incêndios em vegetação

Neste ano, o 4º BBM atendeu 1.325 ocorrências de incêndios de todos os tipos
Capitão do Corpo de Bombeiros orienta sobre prevenção de incêndios em vegetação
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 28/11/2020 às 13:30

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Criciúma atendeu neste ano 1.325 ocorrências de incêndios de diversos tipos entre Urussanga e Passo de Torres, porém com a chegada do verão a preocupação é ainda maior com as queimadas em vegetação. Em maio de 2020, a estiagem que atingiu o Sul de Santa Catarina fez com que os militares atuassem em 273 incêndios apenas em vegetação. 

“O incêndio em vegetação ocorre o ano inteiro, mas no período do verão, com as temperaturas elevadas, tendem a gerar mais incidências. Pedimos à população conscientização. A maioria dos incêndios em vegetação são causados por condutas inadequadas pela ação humana”, comenta o chefe Serviço de Segurança Contra Incêndio de Criciúma, capitão BM Eric Gomes Vamerlati

Ainda segundo o capitão Vamerlati, muitas pessoas ainda colocam fogo em lixos, o que pode trazer prejuízos. “O fogo acaba se alastrando e causando danos. É preciso cuidado também na limpeza em terreno”, explica. “É necessário cuidado com a queima de lixo e não jogar bituca de cigarro em matas e ruas. Em virtude da pandemia, o pessoal está fazendo mais trilhas e precisamos evitar de acender fogueiras”, acrescenta. 

O capitão ainda afirma que as pessoas não devem se aventurar em combater incêndios. “Sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, pois existem muitos riscos em incêndios”, finaliza. Em outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina esteve no Mato Grosso do Sul com uma Força-Tarefa auxiliando nos incêndios florestais que atingiram o Pantanal. Do Sul, viajaram quatro bombeiros militares especialistas em ocorrências desta natureza.