InternetData CenterAssinante

Operação Veraneio deve começar no dia 4 dezembro e guarda-vidas civil iniciam preparação

Confira as recomendações para prevenção no mar
Operação Veraneio deve começar no dia 4 dezembro e guarda-vidas civil iniciam preparação
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus/
Por Rafaela Custódio Em 31/10/2020 às 09:10

A Operação Veraneio deve iniciar na região Sul de Santa Catarina no primeiro fim de semana de dezembro. Os balneários da área do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), de Criciúma - Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres – estarão guarnecidos com guarda-vidas. 

Conforme o subcomandante major Henrique Piovezam, são 80 quilômetros de litoral Sul que são de responsabilidade do 4º BBM. Para quem vai aproveitar para visitar os balneários, é importante ficar atento aos locais que contarão com a presença das guarnições. “Pedimos que as pessoas estejam em lugares que possuam guarda-vidas. Neste feriado prolongado, apesar de o clima estar instável, recomendamos que as pessoas fiquem atentas às condições do mar”, orienta. 

No último dia 17 de outubro, 30 candidatos ao Curso de Guarda-Vidas Civil em Balneário Rincão foram submetidos a prova de natação e corrida, resultando em 13 candidatos aprovados. Na quinta-feira, dia 22, foi realizado o teste toxicológico, sendo esse o penúltimo na etapa de seleção. Todos foram aprovados e devem realizar nos próximos 30 dias o Curso de Formação de Guarda-Vidas Civil.

Vai para a praia? Veja algumas dicas de segurança:

1. Obedeça as orientações dos guarda vidas;

2. Fique próximo de postos de atendimentos guarnecidos;

3. Preste atenção na cor da bandeira, ela indicará as condições do mar;

4. Tenha um cuidado redobrado com as crianças;

5. Nunca nade sozinho;

6. Caso tenha ingerido bebida alcoólica, não entre no mar.