InternetData CenterAssinante

Previsão de neve na Serra Catarinense exige cuidado dos motoristas

Na Serra do Rio do Rastro pode ter gelo sobre a pista na madrugada deste sábado e domingo
Previsão de neve na Serra Catarinense exige cuidado dos motoristas
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 02/08/2019 às 08:47

O primeiro fim de semana do mês de agosto será de frio intenso no Sul de Santa Catarina. Segundo o climatologista da Epagri/Ciram, Márcio Sônego, há chances de nevar na Serra Catarinense nesta sexta-feira. O rigoroso inverno no Sul do país traz consigo a necessidade de atenção redobrada nas estradas, sobretudo na região Serrana do Estado.

Ainda segundo Sônego, na Serra do Rio do Rastro pode ter gelo sobre a pista na madrugada deste sábado e domingo. Confira abaixo recomendações para motoristas que transitarem nas rodovias estaduais afetadas pelas baixas temperaturas.

1. Planeje com antecedência sua viagem, evitando transitar durante a noite, uma vez que a temperatura é ainda menor, a visibilidade fica prejudicada e a probabilidade de deslizamentos sobre a pista é maior;

2. Quando for ligar o carro, limpe o excesso de gelo que estiver no teto, capô e vidros. Antes de sair com o veículo limpe os vidros embaçados para melhorar a visibilidade – ligar o ar condicionado pode ajudar. É obrigatório, mesmo de dia, que ligue os faróis e as lanternas: é essencial os outros motoristas conseguirem te enxergar.

3. Observem as placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista, nestes locais redobre a atenção, como também nas áreas de sombra sobre a pista e observe se realmente há a presença de gelo. Se houver, informe o Posto da Polícia Militar Rodoviária pelo telefone 198, para que o Policial de serviço possa auxiliá-lo no seu deslocamento com dicas e orientações sobre o trânsito no local;

4. Algumas dicas para conduzir ao se depararem com neve ou gelo sobre a
pista:

• Evite acelerar e desacelerar bruscamente;
• Evite ultrapassagens;
• Tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios;
• Dirija devagar;
• Mantenha uma distância segura do carro a sua frente;
• Evite andar na frente de caminhões e ônibus, pois estes precisam de uma
distância de frenagem muito grande.