InternetData CenterAssinante

Polícia Militar deflagra Operação Varejo II para combater o comércio ilegal de cigarros

Pontos de comercialização do produto estão passando por varredura durante todo o dia
Polícia Militar deflagra Operação Varejo II para combater o comércio ilegal de cigarros
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 11/07/2019 às 19:22

A 6° Região de Polícia Militar (6°RPM) que abrange 27 de municípios do Sul catarinense, deflagrou nesta quinta-feira, dia 11, a Operação Varejo II, que visa combater o comércio ilegal de cigarros. Desde as 8 horas, policiais de toda a região realizam ações de varreduras em pontos de comercialização de cigarros.

A operação prevê ainda apreender demais materiais de procedência duvidosa, como produtos de contrabando, além de armas de fogo, entorpecentes, a prisão e apreensão de eventuais infratores e também contabilizar o montante recolhido em valores reais, sobre o quanto representaria esta apreensão na arrecadação de tributos para Santa Catarina.

“É um comércio clandestino que movimenta muito dinheiro. Santa Catarina contabiliza um grande prejuízo pelos cigarros contrabandeados que circula no Estado. Além do prejuízo fiscal do Estado, o comércio ilegal de cigarros alimenta o crime de roubo de veículos. Cidades do Oeste Catarinense sofrem com esta situação, onde o veículo utilizado no transporte de cigarros clandestinos é muitas vezes roubado”, destacou o comandante da 6° RPM, coronel Cosme Manique Barreto.

Segundo levantamentos da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, há uma perda de aproximadamente R$ 7 milhões mensais na arrecadação, que contabilizam um montante anual de R$ 84 milhões.