InternetData CenterAssinante

Polícia Militar começará a usar câmeras em ocorrências

Novo aparelho será colocado em prática até a primeira semana de setembro
Polícia Militar começará a usar câmeras em ocorrências
Foto: Divulgação
Por Heitor Carvalho Em 21/08/2019 às 18:58

Até a primeira semana de setembro as guarnições da 6ª Região da Polícia Militar passarão a utilizar uma câmera que fará a filmagem das ocorrências. O aparelho começará a ser utilizado assim que todos os policiais passarem por um treinamento sobre a utilização das filmadoras.

O novo aparelho será vinculado ao tablet já usado pelas guarnições, de forma que ele será ligado e desligado conforme o atendimento a ocorrência seja iniciado e concluído.

“Essa nova ferramenta dará credibilidade a ação da guarnição. As imagens serão utilizadas como prova e também como defesa na grande maioria das denúncias infundadas que recebemos”, afirma o comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto.

Ainda de acordo com o comandante, cada guarnição terá uma câmera. Se a ferramenta já estivesse sendo utilizada hoje, 67 guarnições estariam com o aparelho nas ruas. “Essa câmera será utilizada pelas guarnições em duas situações, de forma automática quando atenderem uma ocorrência via Central Regional de Emergência (CRE), ou manual quando se depararem com alguma atitude suspeita durante rondas ou procedimentos semelhantes”.

As imagens das câmeras serão disponibilizadas para o judiciário, para que a justiça tenha acesso às imagens das ocorrências.