InternetData CenterAssinante

Polícia desencadeia operação contra caça ilegal

Fato ocorreu no município de Orleans
Polícia desencadeia operação contra caça ilegal
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 07/09/2019 às 16:43

A Polícia Civil de Orleans tomou conhecimento, por intermédio de “denúncia anônima” de que três pessoas estariam praticando caça ilegal no interior do município de Orleans, utilizando para tanto, de armas ilegais. 

Iniciadas as investigações, constatou-se que parte dos suspeitos já foram investigados, no passado, por crimes de caça ilegal e porte ilegal e posse irregular de arma de fogo, sendo alvos de busca e apreensão, onde foram apreendidas armas em suas propriedades. De acordo com a Polícia Civil um dos suspeitos, possuía aproximadamente 10 cachorros semelhantes aos utilizados para caçar, caracterizando mais um indício de que praticasse caça ilegal na região.
 
Ainda durante as investigações surgiram informações acerca de mais dois suspeitos, que possuem propriedade na localidade de Rio Minador, onde armas poderiam estar sendo escondidas. Conforme a polícia um dos suspeitos já foi investigado por crimes da mesma natureza, no ano de 2011 e 2012.

Diante dos fatos requereu-se a busca e apreensão nas propriedades do dos suspeitos de 55, 32, 51, 54 anos, e 38 anos. As medidas foram deferidas pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público, sendo cumpridos os mandados na tarde de sexta-feira, dia 6, pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar de Orleans e Polícia Militar Ambiental.
 
Na residência de um dos envolvidos foram apreendidos armas de fogo, munições, além de animais silvestres (cutia ou cujá ou um quati) limpos e congelados, rede de caça e 12 pássaros silvestres presos em gaiolas. Já na posse dele, dentro do carro, foi encontrada uma espingarda calibre .22 e 13 munições calibre .22. O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, porte ilegal de arma e dois crimes ambientais, sendo encaminhado para o Presídio Regional de Criciúma.
 
Na residência do outro suspeito foram encontradas 5 pássaros silvestres presos em gaiolas, munições deflagradas calibre 20 e uma mira telescópica 3-9x50. Na residência do terceiro envolvido foram apreendidas munições calibre .22 e .32 e petrechos para caça, como apitos e armadilha, além de petrechos para recarga de munição. Ele foi preso em flagrante pelo crime de posse irregular de arma/munição, sendo arbitrada fiança, a qual foi paga e o autuado posto em liberdade.

Participaram da operação Policiais Civis de Orleans, Lauro Muller e Criciúma, além de Policiais Militares de Orleans, comandados pelo Tenente Arent, e da Polícia Militar Ambiental de Laguna. Ao todo foram 22 policias e oito viaturas empenhadas.

Leia mais sobre: