InternetData CenterAssinante

Polícia Civil desencadeia operação contra caça ilegal e desmatamento no Sul do Estado

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 19, em Orleans
Polícia Civil desencadeia operação contra caça ilegal e desmatamento no Sul do Estado
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Por Rafaela Custódio Em 19/11/2019 às 11:47

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira, dia 19, uma ação contra a caça ilegal e desmatamento em Orleans. A ação foi denominada de Operação Minador e foram apreendidas armas de fogo, munições, animais silvestres limpos e congelados, rede de caça e pássaros silvestres presos em gaiolas. A investigação constatou também a prática de possíveis crimes contra o meio ambiente, por meio do desmatamento ilegal (extração de mata nativa: canelas e perobas). 

Segundo a Polícia Civil, cinco homens de 32, 38, 51, 54 e 55 anos de idade foram presos. As investigações apontaram que parte dos suspeito já haviam sido investigados, no passado, por crimes de caça ilegal e porte ilegal e posse irregular de arma de fogo, sendo alvos de busca e apreensão, onde foram apreendidas armas em suas propriedades em 2012.

Pela investigação deste ano, obteve-se informações de que todos os investigados seriam caçadores contumazes. Na residência de um dos homens, os policiais encontraram 10 cachorros semelhantes aos utilizados para caçar, caracterizando mais um indício de que praticasse caça ilegal na região. 

Diante das investigações, requereu-se a busca e apreensão nas propriedades dos suspeitos para se buscar materializar os crimes de posse irregular de arma de fogo, porte ilegal de arma de fogo e dos crimes ambientais. As medidas foram deferidas pelo Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público. 

Na residência do homem de 54 anos foram apreendidos armas de fogo, munições, além de animais silvestres limpos e congelados, rede de caça e 12 pássaros silvestres presos em gaiolas. Já na posse dele, dentro do carro, foi encontrada uma espingarda calibre 22 e 13 munições calibre 22. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, porte ilegal de arma e dois crimes ambientais, sendo encaminhado para o Presídio Regional de Criciúma.

Já na casa do homem de 32 anos foram encontrados cinco pássaros silvestres presos em gaiolas, munições deflagradas calibre 20 e uma mira telescópica 3-9x50. 

Na morada do homem de 38 anos foram apreendidas munições calibre 22 e 32 e petrechos para caça, como apitos e armadilha, além de petrechos para recarga de munição. O homem foi preso em flagrante pelo crime de posse irregular de arma/munição, sendo arbitrada fiança, a qual foi paga e o autuado posto em liberdade. 

Todas as prisões aconteceram no dia 6 de setembro, porém as investigações continuaram e apontaram novas irregularidades que os suspeitos teriam escondido parte das armas no salão da comunidade de Rio Minador. Assim, novas buscas e apreensões foram deferidas pela justiça de Orleans, com aval do Ministério Público, para apurar os crimes de caça ilegal e desmatamento clandestino em área de preservação permanente. Os mandados foram cumpridos na manhã desta terça-feira. 

Participam da operação Policiais Civis de Orleans e Criciúma, além de Policiais Militares de Orleans, comandados pelo Tenente Arent, além da Fundação do Meio Ambiente de Orleans (Famor), Instituto Geral de Perícias (IGP) GP e Serviço Aeropolicial (SAER).