InternetData CenterAssinante

Feriadão será com guarda-vidas nas praias da região

Atendimento aos fins de semana antecede início da Operação Veraneio
Feriadão será com guarda-vidas nas praias da região
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 14/11/2019 às 16:05

A previsão de sol, aliado ao feriadão da Proclamação da República, que inicia nesta sexta-feira, dia 15, e segue até o domingo, dia 17, deve levar bom público para as praias da região Sul de Santa Catarina. Por conta disso, os balneários da área do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM), de Criciúma - Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres – estarão guarnecidos com guarda-vidas.

Oficialmente, a Operação Veraneio 2019/2020 está marcada para começar no dia 30 de novembro. Porém, o subcomandante do 4º BBM, major Henrique Piovezam, salientou que por conta dos movimentos nas praias já aumentarem antes da data, o comando optou por antecipar o emprego dos guarda-vidas.

“É uma prévia. Vamos estar na praia neste feriadão, depois paramos durante a semana e voltamos no outro fim de semana (dias 23 e 24). A partir do dia 30 iniciaremos de fato a Operação Veraneio todos os pontos guarnecidos durante todos os dias”, afirmou. Nos dois próximos fins de semana, cerca de 60 guarda-vidas estarão na beira-mar. “São os recertificados, ou seja, aqueles que já trabalharam em anos anteriores”, acrescentou o subcomandante.

Para quem vai aproveitar para visitar os balneários é importante ficar atento aos locais que contarão com a presença das guarnições. O atendimento será feito das 8h até às 20h. “O ideal é sempre procurar um local que tenha um dos postos com os guarda-vidas. Como nem todos estarão guarnecidos, para uma melhor segurança, é indicado que se ande um pouco mais do local onde a pessoa está acostumada a ficar até encontrar ponto que tenha o guarda-vidas”, frisou Piovezam.

A preparação para esta temporada começou no início do ano. Vale ressaltar que o 4º BBM iniciará a sexta temporada sem mortes nos 80 quilômetros guarnecidos. Para essa temporada, além de 19 Bombeiros Militares que trabalharão na coordenação, estarão envolvidos cerca de 220 guarda-vidas, que trabalharão em escalas, divididos nas cinco praias. 

Em caso de afogamentos, o alerta é acionar os profissionais que atuam na praia ou ligar para o Corpo de Bombeiros por meio do telefone de emergência 193.

Vai para a praia? Veja algumas dicas de segurança:

1. Obedeça as orientações dos Guarda Vidas.
2. Fique próximo de postos de atendimentos guarnecidos.
3. Preste atenção na cor da bandeira, ela indicará as condições do mar.
4. Tenha um cuidado redobrado com as crianças.
5. Nunca nade sozinho.
6. Caso tenha ingerido bebida alcoólica, não entre no mar.