InternetData CenterAssinante

Ex-diretora do CEJA de Araranguá é condenada e presa por desvio de recursos públicos

Prisão ocorreu nesta manhã na Cidade das Avenidas
Por Redação Em 21/08/2019 às 15:08

A ex-diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Araranguá, de 49 anos, moradora de Araranguá, foi condenada em segunda instância, pelo artigo 312 do código penal (Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a 12 anos e multa).

Segundo consta nos autos, "durante os anos de 2005, 2006 e 2007, por diversas ocasiões, os servidores públicos denunciados, agindo em comunhão de esforços e concurso de vontades, apropriaram-se de substanciais verbas públicas do 'Programa Brasil Alfabetizado' de que tinha a posse em razão dos cargos públicos que exerciam. Do montante desviado, a vantagem financeira obtida pela ex-diretora até o momento identificada - foi de R$ 25.773,00. Valor representado por 36 cheques pertencentes à Secretaria de Educação e constantes das prestações de contas do Programa Brasil Alfabetizado, como tendo sido usados para pagamento dos alfabetizadores, mas que, na verdade, foram depositados na conta bancária da ex- diretora.

Segundo a Rádio Araranguá, próximo do meio dia desta quarta-feira, dia 21, a ex-diretora foi abordada pela Polícia Militar na rua Flor de Maio, no bairro Jardim das Avenidas, próximo à escola CAIC, em Araranguá. Em consulta, o veículo estava com a documentação atrasada, sendo recolhido. Já em consulta ao nome no sistema, verificou-se a existência de um mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ª Vara Federal de Criciúma, sentença condenatória, com pena fixada em 4 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, mais 55 dias-multa. A ex-diretora foi levada ao Presídio Regional de Araranguá. Ela será transferida para uma unidade prisional feminina de Criciúma ou Tubarão.

Leia mais sobre: