InternetData CenterAssinante

Em Içara, simulação de acidente de trânsito traz um alerta aos motoristas

Simulação foi uma colisão entre um carro e trem; fato aconteceu na manhã de hoje
Em Içara, simulação de acidente de trânsito traz um alerta aos motoristas
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 25/09/2019 às 12:58

Trazer um alerta à população e realizar um treinamento com equipes do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar (PM), Agentes de Trânsito, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço Aeromédico (Saer). Esta foi a intenção da simulação de acidente de trânsito realizada na manhã desta quarta-feira, dia 25, em Içara. A demonstração foi uma colisão entre um carro e um trem. 

Segundo o diretor de trânsito de Içara, Washington Pereira, a simulação serve para verificar a competência dos órgãos envolvidos e também fazer com que os profissionais estejam sempre treinados para as emergências. “Hoje realizamos uma simulação com vítimas trancadas em ferragens em que os bombeiros tiveram que dar uma resposta imediata. Também queremos mostrar a população que o tempo não é o mais importante, pois existe um trabalho técnico a ser realizado. Não se pode tirar a vítima de qualquer maneira do carro”, explica. 

O major do Corpo de Bombeiros de Içara Henrique Piovesan afirma que existem pontos positivos e negativos nas simulações e todas são importantes. “Acidentes com trens não são tão constantes na região, mas é algo bem complexo. Os simulados são importantes para treinarmos e estarmos adequados para quando acontecer. Vimos pontos positivos e negativos. Sendo que agora vamos sentar, conversar e tentar melhorar nosso trabalho”, pontua. 

O engenheiro de segurança da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) André Guarisse ressalta que 11 mil veículos diariamente passam pelo cruzamento com a linha férrea na área central de Içara. “Essa simulação é importante para trazer conscientização aos motoristas. Como é a Semana Nacional do Trânsito é necessário chamar atenção dos condutores e acreditamos que hoje nós conseguimos”, declara. 

A população acompanhou toda a simulação e a intenção era mostrar como é realizado o resgate e conscientizar sobre as consequências de dirigir sem respeitar as leis de trânsito. Confira as fotos: