InternetData CenterAssinante

DIC apreende em Criciúma 325 mil carteiras de cigarros contrabandeadas do Paraguai

Esquema era liderado por um morador de Forquilhinha. Quatro pessoas foram detidas
DIC apreende em Criciúma 325 mil carteiras de cigarros contrabandeadas do Paraguai
Foto: Divulgação/DIC Criciúma
Por Thiago Hockmüller Em 31/10/2019 às 15:00 - Atualizado há 4 anos

Uma ação conjunta entre a Divisão de Investigação Criminal (DIC) e a Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE) apreendeu nesta quinta-feira, dia 31, 325 mil carteiras de cigarros contrabandeadas do Paraguai. A apreensão aconteceu em uma casa, nas proximidades da Penitenciária Sul, em Criciúma. Quatro pessoas foram detidas e três veículos (um bitrem, uma Van e uma Fiat Fiorino), utilizados para o transporte do contrabando, foram apreendidos. 

Segundo informações concedidas pelo delegado Jorge Giraldi, o bitrem foi carregado em Dourados, no Mato Grosso do Sul. O motorista é natural de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, e foi detido junto com dois agricultores de Criciúma, além de um morador de Forquilhinha, acusado de liderar o esquema. "Interceptamos a carga aqui perto da Penitenciária Sul. O contrabando seria distribuído na região de Criciúma", explica Giraldi. 

O cigarro foi transportado no bitrem junto com uma carga de soja que tinha como destino o porto do município de Paranaguá (PR). Antes de localizar o galpão e a Van onde os cigarros estavam escondidos, os policiais interceptaram o bitrem na Estrada Geral do Pontão. Depois se deslocaram até o local e apreenderam um total de 650 caixas de cigarros das marcas Bill, Zen, Euro, Broadhay e Gift.  

O dono do esquema possui antecedentes criminais por crime de contrabando. Segundo informações da DIC, os agricultores receberam R$ 1,5 mil cada para guardarem as caixas de cigarros.  

Todos os envolvidos, além do contrabando e os veículos apreendidos, foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Criciúma.