Segurança

Santa Catarina

Polícia Civil recuperou mais de R$ 12 milhões em veículos em 2017

Florianópolis figura como a 3ª capital brasileira com o menor índice de furtos e roubos

10
FEV
2018
| 15h32
15h32
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

A Polícia Civil, através da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV/Deic) concluiu nesta terça-feira, 16, o levantamento de suas atividades durante o ano de 2017. Mais uma vez, os números alcançados superaram o ano anterior, com significativo aumento no número de prisões e também na recuperação de patrimônio. O total de veículos recuperados pela equipe, no ano de 2017, foi de 397, dentre automóveis, caminhões e motocicletas. 

Utilizando a avaliação da tabela Fipe, o valor total dos bens recuperados pela Polícia Civil é de R$ 12,3 milhões, o que representa um aumento de 21% com relação ao ano de 2016. 

A exemplo do número de veículos recuperados, em 2017, a DFRV também efetuou mais prisões que em 2016, sendo 98 contra 78 no ano anterior.  Todas as prisões e recuperações acima citadas foram realizadas através de investigações próprias.

A especializada tem em seus quadros profissionais altamente capacitados na identificação veicular, assim como na investigação de furto, roubo, receptação, adulteração e outras fraudes relacionadas a veículos, os quais frequentemente prestam auxílio a outras unidades e até mesmo outras instituições, como a Receita Federal e PRF.  

Além dos trabalhos envolvendo combate aos crimes relacionados a veículos, foram realizados diversos trabalhos no combate ao roubo e desvio de cargas, com destaque para a desarticulação de uma organização criminosa que agia nos três estados do sul, desviando cargas de grãos e causando prejuízos milionários, com mais de dez integrantes que foram condenados a mais de 200 anos de prisão.

 

Polícia Civil de SC é referência nacional na recuperação de veículos roubados

No que diz respeito aos furtos e roubos no território catarinense, em 2017 foram roubados ou furtados 16.059 veículos. No mesmo período, as forças policiais catarinenses recuperaram 10.589, o que significa um percentual de 65,9 % de recuperação, um dos melhores índices no cenário nacional.

Esses resultados são fruto do empenho das forças policiais catarinenses, como a PRF, PM, PC, Guardas Municipais, Receita Federal, etc, com destaque para o intenso compartilhamento de informações existente entre as instituições. O índice de recuperação se mantém estável há alguns anos.

 

Dados no estado

Em 2017, foram furtados ou roubados em SC, 2.665 veículos a menos que em 2016, o que significa uma importante redução de 14 % nesse tipo de delito. Numa avaliação em âmbito nacional, a maioria dos estados enfrenta um crescimento na incidência dessa modalidade de crime, enquanto em SC houve uma diminuição.  

Conforme dados extraídos do Anuário da Segurança Pública, Florianópolis figura como a 3ª capital brasileira com o menor índice de furtos e roubos de veículos. 

De acordo com o delegado de Policia Rodrigo Falck Bortolini, titular da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRV/Deic), com a realização de mapeamento das regiões de maior incidência de furtos e roubos de veículos, já estão sendo planejadas ações nas respectivas áreas para o ano de 2018 no combate a estas práticas criminosas.

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Aniversariantes neste dia 24/02Finais do 48º Banana Bowl ocorrem neste sábadoCriciumense conta em livro como foi viagem ao AlaskaSindicatos de contabilistas de todo o Estado se reúnem em Nova VenezaMortes por afogamento nas praias de SC caem pela metadeAbertura oficial e escolha das soberanas acontece nesta sexta-feira